Em Maringá, 279.500  eleitores vão às urnas neste domingo (15)
foto: divulgação/TSE

Eleições 2020

Em Maringá, 279.500 eleitores vão às urnas neste domingo (15)

Eleições 2020 por Redação CBN Maringá em 15/11/2020 - 06:00

Neste domingo, 279.500 eleitores de Maringá vão às urnas escolher o novo prefeito e os 15 vereadores que estarão à frente do Executivo e do Legislativo nos próximos quatro anos.

Treze candidatos disputam o cargo de prefeito e 414 a uma cadeira na Câmara Municipal.

Em Maringá, são 132 locais de votação, a maioria, estabelecimentos de ensino municipais, estaduais e particulares. No total são 932 seções eleitorais.

A Unicesumar é o local que concentra o maior número de eleitores, 8.641. O segundo é a Universidade Estadual de Maringá com 7.626 eleitores.

Na sequência, vem a Escola Estadual Unidade Polo (6.635 eleitores), Colégio Marista (5.097 eleitores) e Colégio São Francisco Xavier (4.776 eleitores).

O Centro Municipal de Educação Infantil Esther Gonçalves Josepetti, no distrito de Iguatemi, é o local com menor número de eleitores. São 18 eleitores.

A votação em todo o país será das 07h às 17h. Por causa da pandemia do coronavírus, o horário foi adiantado em uma hora com a finalidade de evitar aglomerações. O horário das 07h às 10h será preferencial para eleitores acima de 60 anos.

O uso da máscara será obrigatório nos locais de votação. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve a sua caneta para assinar o registro de votação, evitando assim contato com objeto que pode estar contaminado.

Para votar o eleitor deve levar um documento com foto que pode ser RG, carteira de trabalho ou de motorista, passaporte ou carteira de categoria profissional.

Não valem certidões de nascimento e casamento como prova de identidade porque não tem foto.

Por uma decisão do plenário do STF – Supremo Tribunal Federal no dia 19 de outubro deste ano, não será exigida a apresentação do título de eleitor.

O eleitor também pode optar por baixar o aplicativo e-Título e apresentar o documento digital, já que tem foto.

O aplicativo e-Título está disponível nas plataformas “Google Play” e “App Store”

O eleitor que não estiver no seu domicílio eleitoral neste domingo (15), não deve justificar a ausência presencialmente.

De acordo com recomendação do Tribunal Superior Eleitoral, deve ser feita, preferencialmente, por meio do aplicativo e-Título ou, excepcionalmente, preenchendo o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral no site do TSE.

O prazo para justificar a ausência é de 60 dias.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550