Em meio a agressão nos falta civilidade
CBN Maringá

Opinião

Em meio a agressão nos falta civilidade

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 18/07/2023 - 06:01

Enquanto assistimos a violência gratuita ou movida por ódio ao longo da história e também em nossos dias, quase nos convencendo de que isto é natural, o passado nos mostra bons exemplos.

Um deles vem da Albânia, território de população muçulmana, a cultura do país tem um código de honra, o de respeitar o hóspede. Proteger o visitante, o estrangeiro, a qualquer custo, o Código Besa.

Esta peculiaridade albanesa se mostrou intenso e capaz durante o período da Segunda Guerra Mundial. Um pouco antes do conflito milhares de judeus fugidos da Itália e Alemanha se refugiaram no país. Lembrando que estamos falando de uma nação com maioria muçulmana.

A diferença história entre as duas religiões, a cultura que colocou historicamente os dois povos em posições opostas, não foi critério nem medida para propagar a violência.

Isto que os albaneses fizeram se chama civilidade. O que nos distingue da ação instintiva e animalesca. Esta prática histórica que se consolida ao longo do tempo e que temos que desenvolver e ter como identidade de um povo.

Nos esquecemos que muito do que assistimos no Brasil nos últimos anos é a falta desta civilidade. E vale lembrar, ela não é resultado da educação formal, dos bancos de escola, do longo período de uma vida acadêmica.

O culto as boas práticas vêm da construção diária da vida. Do cotidiano costumeiro que se coloca na vida como um sentido de agir que dá significado ao que nós somos. A maneira como observamos o outro, a alteridade que se constrói na prática.

Precisamos exercitar mais os bons hábitos. Divulgar o comportamento educado, a prática da boa ação, demonstrar o valor que tem a vida e de onde se origina um ambiente de paz contribui para reduzir a violência.

Quem pratica a agressão justificando a busca da paz não conseguirá o seu objetivo. Apenas irá propagar cada vez mais violência utilizando uma linguagem de agressão que sempre será respondida da mesma forma.

 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade