Em meio a cortes, universidades estaduais divulgam estudo de impacto econômico
Imagem Ilustrativa/EBC

Defesa

Em meio a cortes, universidades estaduais divulgam estudo de impacto econômico

Educação por Victor Simião em 22/05/2019 - 18:51

Segundo pesquisa feita em 2016, cada real investido nas instituições de ensino gera R$ 4 de volta.

Em meio a cortes e contingenciamentos feitos pelos governos Federal e Estadual, as universidades estaduais do Paraná divulgaram um estudo para apontar o impacto econômico que elas têm nas cidades em que estão e na região. A UEM, UEL e todas as outras, com exceção da UNEP (Universidade Estadual do Norte do Paraná) divulgaram a pesquisa em seus sites.

Feita em 2016, a pesquisa rendeu um livro. É obra “As Universidades Estaduais e o Desenvolvimento do Paraná”, organizada pela doutora em economia Augusta Pelinski, professora da estadual de Ponta Grossa.

Segundo dados levantados, em curto prazo ter uma universidade gera quatro reais a cada um real investido, explica a professora.

Em médio prazo, o efeito é maior. A mão de obra formada atua na cidade e região, ampliando o desenvolvimento do local, avalia.

As universidades ofertam projetos de extensão e pesquisa – o que deve ser levado em conta, conforme o estudo.

Neste ano, o Governo Federal já realizou contingenciamentos em bolsas. O estadual afirmou que estuda criar uma forma de avaliar o desempenho das instituições e, mediante a resultados, liberar recursos.

As medidas são criticadas por professores e pesquisadores

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade