Empresas apostam em tecnologia para criar ambientes de trabalho mais saudáveis
Foto: Luciana Peña/CBN Maringá

Inovação

Empresas apostam em tecnologia para criar ambientes de trabalho mais saudáveis

Tecnologia por Luciana Peña em 13/05/2021 - 13:18

Um dos sistemas, chamado ‘no touch’, permite que funcionários e visitantes circulem por todos os espaços abrindo portas sem tocar em maçanetas. E a inteligência artificial não deixa nenhum humano relaxar nos cuidados sanitários.

Hoje é a pandemia do coronavírus, mas amanhã pode ser qualquer outra doença causada por microorganismos que estão no ar, nas superfícies, em todo o lugar.

A pandemia mostrou às empresas que é preciso pensar em ambientes saudáveis de trabalho.

Se antes, móveis ergométricos já eram uma preocupação, agora também se pensa na ventilação dos ambientes, e na segurança sanitária.

O arquiteto Eduardo Taurino diz que a pandemia fez a arquitetura se preocupar ainda mais com o aproveitamento da ventilação cruzada e natural. Soluções que não eram tão usuais, se tornaram comuns nos projetos. Eduardo trabalhou na reforma de uma empresa de tecnologia da informação. O novo espaço foi inaugurado nesta quinta-feira (13). [ouça o áudio acima]

A empresa de TI não poderia deixar de adotar soluções tecnológicas para criar ambientes de trabalho mais seguros. Marco Diniz um dos responsáveis pelo projeto que utiliza inteligência artificial e o sistema ‘no touch’ dá dois exemplos de como a inovação é essencial no mundo pós-pandemia.

Funcionários e visitantes circulam pela empresa sem tocar em nenhuma maçaneta.

E a inteligência artificial Deise, que analisa diariamente os dados de contágio na cidade, estabelece as normas de distanciamento dentro da empresa.
Quando a situação epidemiológica piora, a Deise alerta que é preciso ficar mais distante. [ouça o áudio acima]

O regime de trabalho híbrido é outro ponto a favor da saúde. O diretor da empresa Ilson Rezende diz que um sistema digital de agendamento permite que o funcionário escolha o dia que quer ir à empresa e vai encontrar a mesa de trabalho higienizada. [ouça o áudio acima]

Mas fofo mesmo é o robô Tinbot explicando por que, por enquanto, os abraços e apertos de mão não estão permitidos. [ouça o áudio acima]

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550