Estádio Willie Davids homenageia personalidade política de Londrina
Divulgação/PMM

Maringá

Estádio Willie Davids homenageia personalidade política de Londrina

Esporte por Fabio Guillen/GMC Online em 12/05/2020 - 09:04

O Estádio Regional Willie Davids completa nesta terça-feira, 12, 63 anos de inauguração. Poucos maringaenses sabem, mas Willie da Fonseca Brabazon Davids foi uma personalidade política muito importante para Londrina, ou seja, o estádio da cidade homenageia uma personalidade de Londrina e não de Maringá.

Davids foi o primeiro prefeito de Londrina e governou a cidade entre 1935 e 1940, já que naquela época o mandato era de cinco anos e não quatro. E além de político, era também funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná, que colonizou Maringá.

Segundo o historiador Miguel Fernando, é até estranho saber que o estádio da cidade homenageia uma personalidade de Londrina, já que existe uma rivalidade entre Maringá e Londrina no futebol.

“Foi na década de 1970 que Maringá acaba formatando seu maior rival que é Londrina e aí se transformou no clássico do café, que era o grêmio contra o Londrina ou o galo contra o tubarão. A peculiaridade é que o estádio de Maringá faz referência a um personagem vinculado diretamente com a história de Londrina”, disse o historiador.

Ainda segundo o historiador, quem sugeriu o nome para o estádio de Maringá foi a Companhia de Terras Norte do Paraná, já que Willie Davids era diretor da companhia na época.

“A companhia doou o terreno na década de 1950 e o Willie Davids era diretor técnico da companhia naquela época. O estádio começou com uma estrutura muito simples e com arquibancadas de madeira. Nasceu ali década de 1950 a primeira tentativa de um time profissional da cidade que era o Maringá Futebol Clube, mas não deu certo. Até que no início da década de 1960 nasceu o Grêmio de Esportes de Maringá e esse grêmio fez grandes campanhas, venceu o estadual de 1963 e 1964 e depois no final da década de 60 ele venceu um campeonato que era mais ou menos o que hoje é o campeonato brasileiro”, explica Miguel Fernando.

Primeiro time a jogar no Willie Davids foi de Londrina

O estádio de Maringá foi construído em 1953, mas a inauguração oficial ocorreu no dia 12 de maio de 1957. E advinha quem jogou contra o time de Maringá na inauguração? O Londrina de Futebol e Regatas, que deu origem ao atual Londrina Esporte Clube.

No primeiro jogo o time de Londrina empatou em dois gols contra o time da Companhia Melhoramentos, segundo os arquivos históricos.

 

Histórico

O estádio Willie Davids comporta 21 mil pessoas. O gramado já foi palco de grandes partidas com equipes do futebol mundial, como o Santos de Pelé & Cia, a Seleção da União Soviética, o Aranha Negra, a Seleção da Romênia, Seleção do Uruguai, Rapid de Viena, dentre outras.

O estádio passou por inúmeras reformas, e neste ano a Prefeitura de Maringá está reformando as bilheterias e os sanitários.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade