Estudantes prestam Vestibular da UEM 2020 neste domingo (23) e segunda (24)
Letícia Tristão/CBN Maringá

Concurso

Estudantes prestam Vestibular da UEM 2020 neste domingo (23) e segunda (24)

Educação por Letícia Tristão em 23/05/2021 - 14:26

Depois de um ano e meio de espera por causa da pandemia, com ansiedade e expectativa, os vestibulandos finalmente têm a chance de tentar uma vaga na Universidade Estadual de Maringá.  

O vestibular da UEM foi adiado diversas vezes por causa da pandemia. O concurso que está sendo realizado neste domingo (23) e segunda-feira (24) é referente às edições de verão e inverno de 2020. Com a soma dos dois concursos, são ofertadas 2.989 vagas.

E esse um ano e meio de espera para finalmente tentar uma vaga na universidade teve pontos negativos, mas também positivos na avaliação dos estudantes.

A Amanda Araújo terminou o ensino médio no ano passado e vai prestar vestibular para o curso de Direito. Segundo ela, esses meses a mais foram bons porque deram mais tempo para estudar, mas ruim porque a ansiedade foi grande. [ouça o áudio acima] 

A Maria Eduarda Camargo vai tentar uma vaga no curso mais concorrido da UEM: Medicina. Segundo ela, o adiamento da prova elevou a ansiedade, mas deu mais tempo de preparação. [ouça o áudio acima] 

A Giovana Meneguetti concorda. Ela veio de Cascavel também tentar uma vaga para Direito. [ouça o áudio acima] 

Além das incertezas sobre a realização do vestibular, foi um período difícil para os vestibulandos. Ensino remoto não é fácil.

O coordenador de um colégio pré-vestibular de Maringá, professor Wedson Geremias diz que diante de todo esse cenário, a expectativa dos alunos é alta e o maior desafio foi o controle emocional. [ouça o áudio acima] 

O Vestibular da UEM 2020 teve 14.272 inscritos. Nesse domingo (23), as provas foram de conhecimentos gerais e redação. Nesta segunda-feira (24), os candidatos fazem as provas específicas de cada curso. 

Atualizado em 24.05 às 7h07 - Dos inscritos, 6604 faltaram ao primeiro dia de provas, 46,27% do total. 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550