Ex-prefeito da região será julgado nesta quarta, acusado de ter encomendado a morte do antecessor para ocupar o cargo
Manoel Custódio Ramos, o “Nego”. Foto: Arquivo da família

Fênix

Ex-prefeito da região será julgado nesta quarta, acusado de ter encomendado a morte do antecessor para ocupar o cargo

Paraná por Ricardo Freitas/GMC Online em 26/07/2022 - 10:22

O ex-prefeito de Fênix, Aristóteles Dias dos Santos Filho, conhecido por “Totinha”, vai a júri popular marcado para essa quarta-feira (27). Ele é acusado de ser o mandante do assassinato do então prefeito Manoel Custódio Ramos, o “Nego”, morto com 5 tiros no peito e na cabeça, em fevereiro de 2006.

Totinha era vice de Manoel Custódio. A filha da vítima, Tatiana Custódio, disse ao GMC Online que a morte do pai causou um grande estrago na família, e que ele foi assassinado por disputa de poder.

“Eu tinha perdido minha mãe há 2 anos, com a morte do meu pai, eu e meus irmãos ficamos órfãos, fui morar sozinha, todos ficamos muito doentes. Meu pai foi morto porque não aceitava as coisas erradas que o Totinha fazia e queria fazer, ele cometeu o crime para virar prefeito sem voto”, afirmou.

Como o avanço das investigações, Totinha foi preso em junho de 2007, e solto 11 meses depois por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que aceitou um habeas corpus da defesa.

O atirador foi identificado e preso em Fênix, quando teria retornado à cidade para receber a segunda parcela dos R$ 15 mil que foram combinados para praticar o crime. Durante os depoimentos à polícia, ele revelou que Aristóteles foi quem o contratou, usando um assessor como intermediário.

As investigações apontam que “Nego” teria sido morto após tomar decisões que desagradaram o vice. O atirador foi assassinado em um bar em 2021. Segundo a polícia, esse crime não tem qualquer relação com a morte do prefeito.

O julgamento está marcado para começar às 9h dessa quarta-feira (27) e será no Fórum de Engenheiro Beltrão, comarca que pertence o município de Fênix e fica a cerca de 90 quilômetros de Maringá.

(atualização às 21h45): De acordo com informações de Tatiana Custódio, filha da vitima, o julgamento foi adiado porque o advogado de defesa do ex-prefeito de Fênix, Aristóteles Dias dos Santos Filho,apresentou um atestado que aponta problemas de saúde e indisponibilidade do réu de comparecer ao Tribunal nessa quarta-feira (27).

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade