Exibições do filme da festa junina do seo Zico começam na próxima semana
Divulgação/PMM

Maringá

Exibições do filme da festa junina do seo Zico começam na próxima semana

Cultura por Carina Bernardino em 06/02/2019 - 07:36

Ao todo, serão seis apresentações do curta-metragem do tradicional “Arraiá do seu Zico Borghi”. 

A primeira manifestação cultural registrada como Patrimônio Imaterial de Maringá virou um curta-metragem. As gravações no ‘Arraiá do seu Zico Borghi’ foram realizadas no ano de 2018 e o filme, será apresentado ao público neste mês. Ao todo, serão seis sessões gratuitas em espaços públicos da cidade. As duas primeiras exibições serão no Teatro Barracão, nos dias 11 e 13 deste mês, ambas às 20h. No dia 20, o curta-metragem será exibido no Teatro Universitário da Universidade Estadual de Maringá, também às 20h.

Já no dia 21, a apresentação acontece na Casa de Cultura Alcídio Regini, às 20h. A última exibição será no dia 27 no Centro das Artes e dos Esportes Unificados, no Distrito de Iguatemi, às 14h, apenas para alunos do local. Para o vídeo, foram ouvidos os principais autores da tradicional festa junina da cidade, que ocorre na estrada Gleba Pinguim.

Entre eles está o seo Zico Borghi, de 87 anos, que era um ativo participante dos arraiás das décadas de 1950 e 1960, quando a tradição teve início no município; além de outros entrevistados, como a ex-secretária de Maringá, Flor Duarte e o historiador João Laércio. O evento é realmente tradicional, tem pipoca, quentão, quadrilha, doces típicos e brincadeiras, como o pau de sebo. A tradição é realizada anualmente em junho em comemoração aos três santos do mês: Santo Antônio, dia 13, São João, dia 24 e São Pedro, dia 29.

O curta-metragem foi produzido por meio do Prêmio Aniceto Matti, da lei de incentivo à Cultura. O documentário tem 30 minutos.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade