Experimentoteca de Física traduz conceitos complexos de forma lúdica
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/ASC-UEM

UEM

Experimentoteca de Física traduz conceitos complexos de forma lúdica

Educação por Luciana Peña em 20/08/2021 - 07:56

Desde o ano passado, o projeto do departamento de Física da Universidade Estadual de Maringá também está disponível em vídeos. O material pode ser conferido no canal do Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) no Youtube, o ‘Amigos do Mudi’. Os internautas podem descobrir, por exemplo, por que os carrinhos não se desprendem dos trilhos na montanha russa.

Quem tem medo de montanha russa, admira os corajosos que ficam de ponta cabeça naqueles trilhos, numa velocidade de arrepiar.

São as leis da física que garantem uma viagem radical, mas segura.

Ficou curioso? Nos vídeos da Experimentoteca de Física é possível entender.

A Experimentoteca existe há muitos anos, mas o projeto dos vídeos foi criado em 2020, durante a pandemia, quando as visitas ao Museu Dinâmico Interdisciplinar (Mudi) da UEM foram suspensas.

Nos vídeos, que estão disponíveis no canal Amigos do Mudi no Youtube, estudantes de Física traduzem vários conceitos complexos, como o da montanha russa, o pêndulo de Newton e a bobina de Tesla,de forma lúdica, como explica o professor do departamento de Física da UEM, Breno Ferraz de Oliveira. [ouça o áudio acima]

A física não é um bicho de sete cabeças e é curioso descobrir como ela está presente no nosso dia a dia. A Experimentoteca pretende atrair o interesse principalmente dos estudantes do ensino médio, que estão prestes a escolher a carreira profissional e podem optar pela Física. [ouça o áudio acima]

E sobre a montanha russa, é o princípio da conservação de energia que garante a viagem sob trilhos.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550