Gilson Aguiar: 'liberdade é diversidade, o direito de discordar'
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Gilson Aguiar: 'liberdade é diversidade, o direito de discordar'

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 07/12/2018 - 08:17

Não é fácil ter lógica, quanto mais coerência. A forma de pensar é ampla. Tudo nós podemos refletir, nossa mente aceita qualquer coisa. Se for pensar em valores, o que consideramos certo ou errado é uma questão é polêmica.

O mundo ideal é uma utopia. Cada um de nós tem uma perspectiva diferente sobre a sociedade. É uma ilusão o desejo de impor o nosso conceito de vida a todos. Um desafio ser coerente. Ficamos encantados pela ideia do mundo previsível, das coisas harmônicas. Uma condição impossível. E quando se tenta realizá-la, se implanta uma ditadura.

A convivência é da diversidade, das escolhas de cada um que desenham uma coletividade difusa, diversa, embaçada. Nunca esqueça, este é o melhor ambiente para o aprimoramento da espécie. Não há lugar mais eficiente onde a inteligência cresce e o espírito social se eleva. Quando falamos de “espírito”, estamos dizendo da tendência a respeitarmos e defendermos a convivência com os outros.

É a diversidade que permite conviver sem promover a destruição das posições contrárias. Nem todos tem que ter a mesma opinião. Ninguém é obrigado a aceitar algo que agride seus valores ou lhe tira a possibilidade de sua satisfação. Aceitamos os desejos, mas as realizações ocorrem no limite em que a sociedade não esteja ameaçada.

Nesta sociedade da diversidade, a coerência de ideias não é algo ao que todos estão habilitados. Entender as contradições do próprio discurso é raro. Muitos não entendem a lógica de que, se não quero para mim, não posso querer para o outro. Se quero, desejo para todos. Logo, como exemplo, defender o meu direito de escolher é defender o direito do outro também de fazer suas escolhas. Para muitos esta afirmação é complicada, cai na contradição.

Nesta sociedade, onde a liberdade é um patrimônio vital, crescemos. Em sociedades onde a liberdade é desprezada, retrocedemos, cresce a brutalidade. Ditaduras sossegam o coração do ignorante e intolerante, elimina a criatividade. A sociedade sem diversidade não é uma sociedade feliz.

Por isso, se você é satisfeito por pensar o que pensa, acreditar nos valores que tem, aprenda que ninguém é obrigado a concordar. Não se esqueça de que muitos te toleram, mesmo discordando, porque acredita que é seu direito defender suas ideias e posições. Logo, na mesma proporção que se é livre, defenda a liberdade alheia. Mesmo aquela que considere seus valores um erro.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade