Habilitado pelo Lacen, resultado de testes Covid do HUM sai em 3 horas
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/AEN

Saúde

Habilitado pelo Lacen, resultado de testes Covid do HUM sai em 3 horas

Saúde por Letícia Tristão em 23/07/2021 - 15:04

É o único hospital público da região com essa habilitação. Por enquanto, o equipamento só vai atender a demanda interna do hospital. Mas depois da pandemia poderá identificar outras doenças como tuberculose e HIV. 

A demora no resultado dos testes de coronavírus é um dos maiores desafios no enfrentamento à pandemia. Na maioria dos casos, as amostras precisam ser enviadas para Lacen, o Laboratório Central do Estado, em Curitiba, para que seja feita a contraprova, e confirmado o resultado.

Mas o Laboratório de Análises Clínicas do Hospital Universitário de Maringá adquiriu um equipamento que agiliza esse processo.

Desde março o equipamento está em uso para testes RT-PCR, mas agora foi certificado pelo Lacen e os testes não precisam mais ser enviados para Curitiba.

O resultado, que sai em até três horas, é o que vai constar direto no sistema do Estado. O HUM é o único hospital público da região com essa certificação.

Essa agilidade vai permitir melhor regulação de leitos, explica a diretora de análises clínicas e farmácia hospitalar do HUM, Solange Cardoso Martin. [ouça o áudio acima]

Atualmente, o equipamento só faz testes em pacientes do HUM, em média 130 testes por mês de demanda interna. Mas, depois da pandemia, o equipamento vai poder fazer testes de outras doenças, como tuberculose e HIV.

O equipamento consegue fazer até 130 testes por dia, funcionando 24h. [ouça o áudio acima]

Até essa sexta-feira (23), a taxa de ocupação hospitalar em leitos de UTI no HUM era de 55%.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade