IAT dá autorização prévia para abertura de poço artesiano no Parque do Ingá
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/PMM

Maringá

IAT dá autorização prévia para abertura de poço artesiano no Parque do Ingá

Cidade por Letícia Tristão em 15/10/2021 - 14:52

O pedido foi feito pela Prefeitura de Maringá. O documento do IAT foi emitido no dia 6 deste mês. Vereadora diz que intenção vai contra o plano de manejo. Ana Lucia Rodrigues procurou o Ministério Público esta semana. 

Um documento do Instituto Água e Terra datado do dia 6 de outubro autoriza a perfuração de um poço artesiano de 200 metros de profundidade dentro do Parque do Ingá. A autorização de utilização do recurso hídrico, no entanto, é concedida pela própria prefeitura. E o pedido de autorização da perfuração do poço foi feito pela própria administração municipal.

O Parque do Ingá tem um poço artesiano desativado, com profundidade de 80 metros. Esse poço era utilizado para fornecer água ao antigo zoológico e está desativado desde o fechamento do espaço.

A vereadora Ana Lúcia Rodrigues, que está a frente de discussões sobre a preservação do parque, acionou o Ministério Público sobre o assunto. Segundo ela, a abertura de um novo poço dentro do parque vai contra o que consta no Plano de Manejo do Parque do Ingá. [ouça o áudio acima]

A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Maringá. A assessoria de imprensa informou que há um estudo sobre o lago do Parque do Ingá sendo realizado junto à Fadec da UEM. Informou também que o município vai aguardar o resultado para tomar uma decisão pautada em análise científica e para se manifestar sobre o assunto.

Nesta sexta-feira (15), o Parque do Ingá completa 50 anos.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550