Janeiro Branco: a luta pela saúde mental
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Janeiro Branco: a luta pela saúde mental

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 13/01/2020 - 08:30

Dados preliminares do Ministério da Saúde mostram um aumento no número de mortos por substâncias psicoativas (álcool, fumo, consumo de drogas ilícitas). O número de mortes em 2018 foi de 910 pessoas, no Paraná. Comparado com 2017, quando 752 óbitos ocorreram pelo mesmo motivo, o crescimento é significativo. 

O levantamento é feito desde 1979. O que nos permite ter um quadro do quanto este tipo de morte está relacionada à depressão ou transtornos mentais dos mais variados. No Brasil, em 2017 foram 12.858 mortes, enquanto em 2018 o número se elevou e chegou a 13.713. 

Para combater as doenças mentais e reduzir os números de pessoas que tiram a vida por causa de transtornos mentais e consumindo substâncias psicoativas foi instituído o “Janeiro Branco”. 

O mês de janeiro não foi escolhido ao acaso. Nele está um dos momentos mais difíceis para muitas pessoas. O balanço do ano que se passou e o início de um novo ano. Momento em que muitos se sentem deprimidos, depressivos, angustiados pelo que não conseguiu realizar no ano que passou e angustiados com o novos ano.

Somos cobrados o tempo todo para obter respostas. Não conseguimos sair do isolamento em que nos envolvemos pela proporção particularizada dos estímulos e cobranças que nos são feitas. A exaltação do “EU” tem seu preço. 

O homem ensimesmado paga caro pela sua existência. A plenitude de uma vida satisfeita no mundo pessoal nos tira a dimensão do quanto somos resultado de uma coletividade. De que há uma sociedade a nossa volta e que nos relacionamos com ela o tempo todo. Mais que isso, não podemos ter tudo e fazer tudo ao mesmo tempo. 

Temos que responder pela nossa vida, isto é fato. Mas não somos o centro do mundo e a medida para todas as pessoas. A condição de “juízes absolutos” que nos dá a sensação de que podemos apontar o dedo para quem quisermos, também nos coloca frágeis como algo de crítica e cobrança.

Não por acaso que na atualidade usamos o eu como resposta e como condenação. Sempre estamos lidando com a força de um indivíduo que pode sair de qualquer problema se “autodescobrindo”, buscando forças “em si mesmo”, sendo o senhor da sua vida. Esta lógica é superficial, empolgante e perigosa. 

Temos que ter o controle de nossas vidas na dimensão do que podemos administrar, escolher, nos posicionar. Porém, há muitas coisas que não controlamos, que não depende de nós e que não devem ser medida para condenar o absolver nossos atos. Sendo assim, não podemos nos eximir de agir, de escolher, de tomarmos medidas e ter uma ação, uma posição. Mas não podemos levar nos “ombros” pesos que não nos cabem.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade