Juiz determina jornada de 40h para todos enfermeiros e técnicos do HU
Imagem Ilustrativa/Fábio Castaldelli/Portal GMC Online

Sentença

Juiz determina jornada de 40h para todos enfermeiros e técnicos do HU

Saúde por Carina Bernardino em 23/04/2019 - 16:53

A decisão é em primeira instância e a UEM deve recorrer. Em 2017, o MP pediu revisão de carga horária de servidores porque 217 faziam 36h semanais e 56 cumpriam 40h. 

Em 2016 um grupo de servidores do Hospital Regional Universitário de Maringá entrou na Justiça questionando a diferença de jornada de trabalho no setor da enfermagem. Segundo o Ministério Público, naquele ano 217 técnicos e enfermeiros faziam 36 horas semanais no HU, enquanto 56 cumpriam jornada de 40 horas. Na época, o MP chegou a recomendar a regularização da carga horária, mas não foi atendido. Em sentença publicada no início deste mês, o juiz Nicola Frascati Junior entendeu que todos os servidores têm que fazer jornada de 40 horas semanais. O pró-reitor de Recursos Humanos da Universidade Estadual de Maringá, Luiz Otávio de Oliveira Goulart, diz que a decisão é em primeira instância e que a UEM vai recorrer. 
 
Os servidores do HU com carga horária de 40 horas semanais foram contratados depois de 2012, é que antes deste ano uma lei estadual reduziu a jornada de todos os servidores para 36 horas semanais. Para o Ministério Público, a normativa não é clara, uma vez que os agentes prestaram concurso para trabalhar 40 horas por semana. 
 
Na semana passada a superintendência do HU informou que o déficit de servidores na equipe de enfermagem é 48 funcionários. Com a readequação da carga horária dos atuais profissionais, a situação pode ser amenizada após estudo de escalas. 
 
Atualmente, somente o pronto-socorro do Hospital Regional Universitário de Maringá, atende cerca de sete mil pacientes por mês.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade