Lago do Parque do Ingá está ‘secando’ por falta de áreas permeáveis
Arquivo/PMM

Plano de manejo

Lago do Parque do Ingá está ‘secando’ por falta de áreas permeáveis

Meio Ambiente por Carina Bernardino em 14/10/2019 - 16:24

Estudos da UEM também apontam muita retirada de água do subsolo por poços artesianos. Informações são do Plano de Manejo da reserva, que está em revisão e será entregue em janeiro de 2020.

A maringaense Késia Carolina Braga foi visitar o Parque do Ingá e levou um susto. É que os lagos menores estavam secos. Ela enviou mensagem para CBN relatando o abandono da reserva.

A verdade é que a redução do volume de água nos lagos do Parque do Ingá ocorre há anos, mas em períodos de estiagem, a situação fica mais evidente. O primeiro Plano de Manejo da reserva é de 1994, já o último, de 2009. Desatualizado, em maio de 2018 a Sema (Secretaria de Meio Ambiente de Maringá) decidiu revisar o documento. A atualização está sendo feita por pesquisadores de três instituições de ensino superior: UEM, Unicesumar e Uningá. Pelo Nupélia (Núcleo de Pesquisas em Limnologia, Ictiologia e Aquicultura) da Universidade Estadual de Maringá, as pesquisas são feitas por dois grupos. A bióloga Susicley Jati, que integra a equipe que estuda o lago e vegetação, detectou dois problemas crônicos e avisou o Executivo. O primeiro é a falta de áreas permeáveis no entorno do Parque do Ingá.

Além da ausência de áreas permeáveis, um segundo problema que preocupa a bióloga é a retirada de água do subsolo por poços artesianos. É que são muitos prédios em volta da reserva. 

Em relação aos estudos sobre a vegetação, o problema maior são as trepadeiras.

Ao todo, o Plano de Manejo custará ao município o valor de R$ 182 mil. A entrega pelos pesquisadores ocorrerá em janeiro de 2020. O estudo definirá o uso da área e informará as condições do local. O Parque do Ingá foi inaugurado em 1971 e declarado como área de proteção permanente em 1991. São 474,3 mil m² de área remanescente da Mata Atlântica. 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade