Lei estadual proíbe cobrança de planos de telefonia em caso de roubo de celular
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Agência Brasil

Paraná

Lei estadual proíbe cobrança de planos de telefonia em caso de roubo de celular

Tecnologia por Letícia Tristão em 11/10/2021 - 16:39

Em vigor desde setembro, a Lei garante o cancelamento do plano contratado pelo consumidor assim que for registrado roubo. 

O furto ou roubo de celulares é um crime comum que ocorre diariamente. Pesquisa realizada por um site do mercado de telecomunicações (Mobile Time/Opinion Box) mostra que de 2.074 brasileiros que usam smartphones e internet móvel, 61% deles tiveram o celular roubado pelo menos uma vez.

A pesquisa foi utilizada para elaboração de uma Lei que proíbe a cobrança de multas de fidelidade em planos telefônicos, em caso de furto ou roubo comprovado de aparelhos ou chip de celular. É a Lei 20.687/2021, do deputado estadual Evandro Araújo (PSC), que está em vigor desde setembro no estado.

Segundo o deputado, a Lei foi pensada para evitar que o consumidor seja duplamente prejudicado. A Lei garante o cancelamento ou a suspensão imediata do plano assim que for registrado roubo à polícia. [ouça o áudio acima]

No Paraná, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, de janeiro e junho deste ano, foram registrados 5.169 roubos de aparelhos celulares no estado.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade