Lei que regulamenta a instalação de antenas 5G em Maringá é aprovada pela Câmara
Foto: Marquinhos Oliveira/CVM

Tecnologia

Lei que regulamenta a instalação de antenas 5G em Maringá é aprovada pela Câmara

Cidade por Redação CBN Maringá em 14/06/2022 - 17:46

Foi aprovada por unanimidade nesta terça-feira, 14, na Câmara Municipal, a lei 2.136/2022, que regulamenta a instalação de antenas 5G em Maringá. É um passo importante para a consolidação de Maringá como Smart City, “Maringá está preparada para ser uma das primeiras cidades do Brasil a ter o 5G operando”, comentou o prefeito Ulisses Maia.

A lei estabelece normas para empresas de telefonia interessadas em implantar infraestrutura de telecomunicações na cidade. Com isso, a Prefeitura de Maringá visa desburocratizar e agilizar a instalação das antenas e Estações Transmissoras de Radiocomunicação (ETR), o que possibilitará o sinal 5G em Maringá. 

O vereador Alex Chaves defendeu o projeto e pediu voto favorável dos demais vereadores. O secretário da Agência Maringá de Tecnologia e Inovação (Amtech), Edney Mossambani, afirmou que Maringá está preparada para o 5G. Segundo ele, a tecnologia vai ajudar a colocar em prática as ações da Amtech. 

O 5G vai melhorar os serviços tecnológicos em Maringá, promovendo mais velocidade e estabilidade da internet, além de possibilitar a criação de novas tecnologias, serviços, entre outros. O sinal também auxiliará as empresas em seus serviços. 

Prazos
O governo federal definiu que o 5G será implementado inicialmente nas capitais, até julho deste ano. Posteriormente, seguirá para outros municípios, conforme número de habitantes, e estará nas principais cidades brasileiras nos próximos dois anos.

Nas cidades com mais de 30 mil habitantes, a tecnologia deverá ser implantada até julho de 2029. 
Todos os procedimentos de instalação do 5G em Maringá estarão de acordo com as normas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A Prefeitura ressalta que terá um mapa de todas as antenas instaladas na cidade. Já os vereadores se comprometeram a fiscalizar a adequada instalação e manutenção dos equipamentos.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade