Maringá: Delegado, policial civil e outras 9 pessoas são condenadas por envolvimento com o ‘jogo do bicho’, diz MP
Foto: Divulgação

Corrupção

Maringá: Delegado, policial civil e outras 9 pessoas são condenadas por envolvimento com o ‘jogo do bicho’, diz MP

Segurança por Monique Manganaro/GMC Online em 17/01/2022 - 12:46

11 pessoas, entre elas um delegado e um policial civil, foram condenadas por envolvimento com o “jogo do bicho”. A decisão é da 4ª Vara Criminal de Maringá. Todos haviam sido denunciados pelo Ministério Público.

A denúncia foi apresentada à Justiça após a Operação Barão de Drummond, que ocorreu em 2017 e apurou crimes ligados à exploração de jogos ilegais. Na época, a ação, comandada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), abrangeu dez cidades e resultou na prisão de um delegado e um investigador da Polícia Civil.

Em 16 de agosto daquele ano, os agentes cumpriram 37 mandados de busca e apreensão (22 em residências, 11 em estabelecimentos comerciais – incluindo bancas de jogo – e quatro em gabinetes de delegacias de polícia) e cinco mandados de prisão preventiva (contra os policiais e mais três exploradores de jogos). Os mandados foram cumpridos em Maringá, Astorga, Altônia, Ivatuba, Paiçandu, Ponta Grossa, Paranavaí, Sarandi, Arapongas e Doutor Camargo.

De acordo com o Ministério Público, suspeitos de gerenciar bancas de jogo do bicho teriam pago propina aos policiais para não serem “incomodados” enquanto exerciam as atividades. Além do delegado e do policial civil, um servidor municipal que havia sido cedido à delegacia de Ivatuba também foi denunciado. 

“Essa operação Barão de Drummond teve início com o escopo de investigar denúncias de corrupção policial para proteção e tolerância à jogatina do jogo do bicho, na cidade de Maringá. Também teve uma repercussão numa outra operação, denominada Leão de Ouro, na cidade de Sarandi”, explica o promotor de Justiça Laércio Januário de Almeida. 

Segundo ele, por causa da condenação, os agentes públicos agora perdem as suas funções. “A decisão impõe a perda do cargo aos agentes públicos e condena os demais envolvidos pela prática do crime de corrupção passiva, atribuído aos servidores públicos, e o crime de corrupção ativa, atribuído aos civis”, detalha. 

As penas dos 11 réus variam de três anos, um mês e dez dias a quatro anos, um mês e dez dias de prisão, além do pagamento de 32 a 95 dias-multa (cada dia-multa equivale a 1/30 do salário mínimo), de acordo com o MP. 
Para alguns dos condenados, houve liberação do benefício de substituição das penas de reclusão por penas restritivas de direitos (prestação de serviços à comunidade e restrição de fim de semana).

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade