

Eplepsia
Maringá: Justiça garante medicamento à base de canabidiol para criança
Saúde por Luciana Peña em 16/02/2024 - 12:00A decisão é do juiz federal José Jácomo Gimenes, da 1ª Vara Federal de Maringá.
A União e o Estado do Paraná terão que fornecer medicamento à base de canabidiol para uma criança de 11 anos, que foi diagnosticada com Transtorno de Espectro Autista (TEA) e possui Encefalopatia Epiléptica de difícil controle.
A paciente tem prescrição médica, de uma neuropediatra, mas o Sistema Único de Saúde (SUS) negou o fornecimento.
A família alegou que não tem condições de pagar os custos do tratamento com o medicamento à base de canabidiol, R$ 3.917,00 por ano e que os quatro medicamentos disponíveis pelo SUS não surtiram efeitos.
Já o canabidiol foi eficaz, de acordo com as comprovações anexadas ao processo.
Segundo o juiz, “ (..) oportunizar à parte autora o tratamento adequado significa conferir efetividade ao preceito constitucional que obriga o Estado a garantir a todos, indistintamente, a assistência médica e o direito à vida, independentemente do medicamento constar ou não em lista pré-determinada pelo SUS”.
Com informações da assessoria de imprensa da Justiça Federal.
Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 3220 4048
Notícias da mesma editoria


Redescobrindo o play
Nomofobia: como lidar com o transtorno de dependência digital?


Dia Mundial de Combate ao Câncer
Saiba mais sobre prevenção e tratamentos para cânceres coloproctológicos
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade