Maringá não terá comemoração de 7 de setembro nem de forma online
Em 2019, o tradicional desfile cívico aconteceu na Av. Carlos Borges (Foto: Arquivo/PMM)

Independência

Maringá não terá comemoração de 7 de setembro nem de forma online

Cidade por Victor Simião em 02/09/2020 - 14:56

A Prefeitura decidiu não fazer nenhuma ação. Em maio, no aniversário do município, foram feitas transmissões pela internet. A justificativa é a pandemia do coronavírus.

O 7 de setembro deste ano, data da independência do Brasil, não terá comemorações em Maringá. Ao menos não de forma oficial, organizada pelo poder público. A Prefeitura Municipal informou que não irá realizar nenhuma celebração para marcar os 198 anos. O dia sete é na segunda-feira que vem, feriado nacional. Em anos anteriores, havia desfile.

Em nota divulgada à imprensa, a Prefeitura escreveu que a "decisão é convergente com as medidas de prevenção e distanciamento social, fundamentais durante a pandemia do coronavírus. A maior homenagem à pátria, neste cenário, é preservar a saúde e direito à vida dos maringaenses".

A CBN conversou com dois secretários municipais sobre o assunto. Um deles disse que a ideia de fazer algo online chegou a ser cogitada, mas logo foi descartada.

Em maio, no aniversário do município, a Prefeitura de Maringá realizou uma ação online. Nos dias 09 e 10 daquele mês, três transmissões ocorreram pela internet. No sábado, servidores e artistas cantaram a música “Maringá”, de Joubert de Carvalho. No domingo, foi pedido aos maringaenses que, às 19h, batessem palmas para homenagear a cidade. Por conta da pandemia do novo coronavírus, não houve celebração de forma presencial.

Em anos anteriores, para marcar o 7 de setembro, o Executivo organizava um desfile no centro de Maringá. Escolas, forças de segurança e atiradores do Tiro de Guerra participavam.

Em Maringá, mais de cem pessoas já morreram em razão da Covid-19. O número de casos positivos já passou dos seis mil.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade