Maringá não vai aceitar proposta da Sanepar, diz prefeito
Imagem Ilustrativa | Foto: Arquivo/Sanepar

Concessão

Maringá não vai aceitar proposta da Sanepar, diz prefeito

Cidade por Letícia Tristão em 11/07/2022 - 10:47

Com isso, o município vai assumir a prestação de serviço de água e esgoto na cidade. Segundo a prefeitura, um processo licitatório deve ser aberto e até lá, um contrato emergencial será feito, já que o contrato com a Sanepar está vencido. 

O contrato do município de Maringá com a Sanepar está vencido desde 2010. A concessão venceu em 1996 e até 2010, houve um contrato renovado que não foi reconhecido pela Justiça.

Entre as tratativas judiciais, a estatal manteve o fornecimento do serviço até uma decisão do Supremo Tribunal Federal negar um recurso da Sanepar em fevereiro deste ano.

Em abril, o município notificou a empresa de que assumiria a prestação de serviço de água e esgoto. O STF marcou uma audiência de conciliação, mas a prefeitura decidiu não aceitar a proposta da Sanepar, que seria de R$ 300 milhões.

A prefeitura convocou uma coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (11) para comunicar a decisão.

De acordo com o prefeito Ulisses Maia, o município só cogitaria aceitar a proposta se houvesse redução no valor da tarifa. Atualmente, a tarifa mínima em Maringá é de consumo de 5 metros cúbicos de água a 45 reais. [Ouça o áudio acima]

Segundo o prefeito, o município vai iniciar as tratativas judiciais para assumir o serviço. [Ouça o áudio acima]

A Sanepar deve receber uma indenização, mas que segundo o prefeito, se comparado ao lucro que a empresa dá, que é de R$ 100 milhões ao ano, compensa para o município assumir o serviço. [Ouça o áudio acima]

Um processo licitatório deve ser aberto, mas ainda não é possível falar em prazos, diz o prefeito. [Ouça o áudio acima]

O prefeito disse ainda que a população não precisa se preocupar com o fornecimento do serviço de água e esgoto ser interrompido. [Ouça o áudio acima]

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Sanepar para comentar o assunto e aguarda um retorno.

 

Coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (11) quando prefeito anunciou que Maringá não aceitará proposta da Sanepar (Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá)
Coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira (11) quando prefeito anunciou que Maringá não aceitará proposta da Sanepar (Foto: Letícia Tristão / CBN Maringá)

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade