Maringá: PF cumpre mandados contra quadrilha suspeita de tráfico de armas e drogas
Foto: Polícia Federal

Operação Expresso 80

Maringá: PF cumpre mandados contra quadrilha suspeita de tráfico de armas e drogas

Segurança por Monique Manganaro/GMC Online em 12/08/2021 - 10:00

A Polícia Federal cumpre, na manhã desta quinta-feira (12), dezenas de mandados judiciais dentro da Operação Expresso 80, que investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento com o tráfico internacional de armas e drogas. Os 92 mandados são cumpridos em Maringá e em mais nove cidades de cinco estados diferentes. 

A investigação do grupo criminoso começou em maio do ano passado, quando um ônibus carregado com quase duas toneladas de maconha e dois fuzis foi apreendido em Ponta Grossa. Desde então, durante o trabalho da Polícia Federal, novas cargas de drogas e diversas armas de fogo trazidas do Paraguai, além de veículos e outros bens, foram localizados pelos policiais. 

Segundo a PF, a Operação Expresso 80 tem, no total, 23 mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária, 32 de busca e apreensão, 29 de sequestro de bens e bloqueio de valores, além de sete mandados de suspensão de atividade comercial e lacração de estabelecimento para cumprir. Todos foram expedidos pela 1ª Vara da Justiça Federal de Ponta Grossa. 

De acordo com a investigação, os suspeitos utilizavam empresas de locação de veículos e de transporte rodoviário de passageiros para transportar drogas e armas para diversos locais no Brasil. O material, geralmente, era armazenado em fundos falsos dos veículos das empresas que pertenciam ao líder da organização investigada. 

A Polícia Federal percorre endereços em cidades do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. Há mandados sendo cumpridos, além de Maringá, em Medianeira, Erechim, Juiz de Fora, Diadema, São Paulo, Balneário Camboriú, Joaçaba, Curitiba e Foz do Iguaçu.

Ainda conforme a PF, o nome da operação remete aos fuzis apreendidos, que eram montados com 80% das peças compradas sem registro com o propósito de dificultar o rastreamento.

Acesse o GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade