Maringá registra 223 casos de dengue em uma semana, aponta Sesa
Imagem ilustrativa/Foto: James Gathany/Wikipedia via Agência Senado

Aedes aegypt

Maringá registra 223 casos de dengue em uma semana, aponta Sesa

Saúde por Lethícia Conegero/GMC Online em 03/05/2022 - 20:22

Maringá registrou 223 novos casos de dengue em uma semana, segundo o boletim publicado nesta terça-feira, dia 3 de maio, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O total de confirmações subiu de 846 para 1.069 no atual período epidemiológico, que iniciou em 1º de agosto do ano passado e segue até julho deste ano.

Ao todo, Maringá tem 3.783 notificações de dengue no período, sendo que 1.528 casos foram descartados e 1.145 estão sendo investigados pela Sesa.

Além disso, duas pessoas morreram por complicações da dengue em Maringá: uma mulher, de 47 anos, que faleceu no dia 12 de abril; e um jovem, de 20 anos, que morreu no dia 14 de abril. Os dois óbitos, no entanto, ainda não constam no boletim da Sesa.

O Paraná soma 37.048 casos de dengue no período vigente. Houve um aumento de 23,45% no número de casos em sete dias no Estado. O boletim semanal da Sesa confirma mais quatro mortes em decorrência da doença, aumentando para nove o número total de óbitos no Paraná. São três mulheres e um homem com idades entre 10 e 87 anos. Eles residiam em Ivatuba, São Jorge do Ivaí, Catanduvas e Cascavel. As mortes ocorreram entre 1º e 8 de abril de 2022.

UBS “Sentinela”

Em Maringá, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Pinheiros tem uma ala exclusiva para atender pessoas com sintomas de dengue que não são de urgência e emergência. Esse processo é conhecido como “Sentinela” e funciona das 7h às 23h. Em outra ala, a UBS continua realizando os atendimentos normais, até às 21h.

A dengue é uma doença transmitida por meio da picada do mosquito Aedes aegypti. O inseto se prolifera quando a fêmea deposita os ovos em recipientes com água parada, como nos pratinhos de vasos de plantas, caixas d’água e reservatórios destampados, garrafas plásticas e outros.

Acesse GMC Online

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550