Maringá registra em agosto umidade do ar igual a do deserto
Maringá registra umidade relativa do ar igual a do deserto do Saara (Imagem ilustrativa/Foto: Jonathan Campos/AEN

Seca

Maringá registra em agosto umidade do ar igual a do deserto

Cidade por Lethícia Conegero/GMC Online em 25/08/2021 - 20:13

Nos últimos dias, Maringá registrou umidade relativa do ar igual a do deserto do Saara, na África. No último sábado, dia 21 de agosto, o valor ficou em 14%, e no domingo foi 16%, segundo dados da Estação Climatológica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). No deserto, a umidade costuma variar entre 14% e 20%. Na segunda-feira, dia 23, o índice ficou próximo disso: 23%.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o ideal é que a umidade relativa do ar fique entre 60% e 80%. O índice é considerado aceitável quando fica entre 50% e 60%. Abaixo dos 30%, o quadro já é preocupante.

O baixo índice de umidade relativa do ar é uma consequência direta da falta de chuva. Maringá não registra chuvas significativas há mais de um mês. A última precipitação ocorreu no dia 16 de julho, quando choveu aproximadamente 45 milímetros, segundo informações do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).

Com os baixos níveis de umidade do ar, recomenda-se que as pessoas se mantenham hidratadas, protejam-se do sol, evitem exercícios físicos ao ar livre nos momentos mais críticos – como o período da tarde -, e umedeçam os ambientes utilizando vaporizadores, toalhas molhadas ou recipientes com água.

Além do tempo seco, neste ano Maringá bateu recorde de temperatura mais alta já registrada em um mês de agosto – desde o início do acompanhamento feito pelo Simepar, em 1999. Os termômetros alcançaram os 35,7ºC no dia 18. Até então, o recorde de calor para um mês de agosto havia sido no ano passado, quando o município registrou 34,9 graus no dia 30.

Região

Devido à estiagem, duas cidades do noroeste do Paraná atendidas pela Sanepar começarem o sistema de rodízio de abastecimento de água: Jandaia do Sul e Jardim Alegre. Em ambas as cidades, o rodízio ocorre dia sim, dia não, fechando o abastecimento às 8h, até as 8h do dia seguinte.

Em Jandaia do Sul, o sistema de rodízio começou nesta quarta-feira (25), sem data para terminar, e em Jardim Alegre o racionamento começa a partir desta quinta-feira, 26, a princípio de segunda a sábado.

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade