Maringá registra quase 100 casos de caxumba
Imagem ilustrativa/Foto: Reprodução/internet

Em dois meses

Maringá registra quase 100 casos de caxumba

Saúde por Carina Bernardino em 21/10/2019 - 10:37

Apesar dos registros de setembro e outubro, a  Secretaria Municipal de Saúde afirma que a cidade não enfrenta surto da doença

Caxumba está na lista das doenças que tinham desaparecido e estão retornando porque a população deixou de se imunizar. Em setembro deste ano, 59 casos foram registrados em Maringá. No mesmo mês do ano passado foram 15 registros. Neste mês, até a última semana, a cidade contabilizava 35 casos de caxumba. Apesar do aumento nas confirmações, a gerente de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Jussara Titato, garante que o município não enfrenta surto da doença. 

A principal forma se prevenir contra caxumba é a vacinação. A vacina indicada é a tríplice viral, que protege também contra a rubéola e o sarampo. Quem não tomou duas doses da vacina após um ano de idade, tem que comparecer aos postos de saúde e fazer a imunização.

Para quem não sabe, a médica lista os principais sintomas de caxumba.

Apesar dos registros dos últimos meses, dados da Secretaria Municipal de Saúde apontam que houve redução nos casos de caxumba de janeiro a setembro deste ano. A queda em relação ao mesmo período de 2018 foi de 53%. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade