Maringá tem um novo arcebispo
Foto: Reprodução/Facebook Arquidiocese de Maringá

Igreja católica

Maringá tem um novo arcebispo

Cidade por Victor Simião em 15/08/2020 - 13:15

É Dom Severino Clasen. Ele foi empossado oficialmente neste sábado (15), dia da padroeira da cidade. Em fala aos fiéis, lamentou a morte de 100 mil pessoas devido ao coronavírus e registrou a falta de sensibilidade e governança na sociedade.

A manhã de sábado (15) começou com um som na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória. No dia da padroeira de Maringá, os sinos tocaram por um motivo especial: a chegada de Dom Severino Clasen. Nomeado em julho pelo papa Francisco, ele tomou posse oficialmente como arcebispo da Igreja Católica na cidade. 

A cerimônia foi restrita. Devido à Covid-19, somente convidados foram autorizados. Entre eles, lideranças da igreja católica e de outras denominações religiosas, familiares e autoridades políticas. O prefeito Ulisses Maia entregou o brasão do município ao arcebispo e disse que Dom Severino é uma pessoa simples.

Arcebispo emérito de Maringá, Dom Anuar Battisti participou da cerimônia. Ele deixou o cargo no fim do ano passado por motivos pessoas. Na missa, Battisti disse estar rezando pelo novo arcebispo.

Franciscano, Dom Severino Clasen veio de Caçador (SC), onde era bispo. Em sua primeira missa na função em Maringá, ele  lamentou as mais de 100 mil mortes no Brasil em razão da Covid-19. E disse faltar sensibilidade e governança na sociedade.

A jornalista Fabiana Ferreira é coordenadora da pastoral da comunicação na diocese. Com a chegada do novo arcebispo, ela espera que seja um tempo de esperança.

Ao final da missa, Dom Severino Clasen foi muito saudado pelos fiéis. Mas não conversou com eles e nem com a imprensa.

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade