Na categoria que analisa o consumo de fumo, a classe C figura como a categoria que mais gastou com esse tipo de produto, com R$ 41,2 milhões, seguida pela Classe B, com consumo acima dos R$ 23,4 milhões. A classe D/E consumiu, em 2023, pouco mais de R$ 6,6 milhões em fumo, enquanto a classe A gastou cerca de R$ 3,5 milhões.
Os números deste ano de 2023 representam alta se comparados aos de 2022, quando os maringaenses gastaram R$ 231,4 milhões com bebidas e R$ 74,2 milhões com fumo.
Ao GMC Online, o diretor do IPC Maps, Marcos Pazzini, afirma que o aumento nos consumos se deu por conta da inflação do período, porém, percebe-se que em Maringá houve uma diminuição de participação no consumo, em relação à média brasileira.
“Estes aumentos tem a ver com a inflação do período, pois o potencial de consumo de Maringá teve uma ligeira perda de participação em relação ao total do Brasil, o que, em termos reais, significa que há menos dinheiro circulando na economia de consumo do município. O IPC Maps de 2022 de Maringá foi igual a 0,30752%, ou seja, de cada R$ 100,00 gastos pelos brasileiros, pouco menos de R$ 0,31 foi responsabilidade da população de Maringá; em 2023 essa relação foi de R$ 0,30146, o que representou queda real de R$ 416,7 milhões girando na economia do município. Em termos reais, o potencial de consumo das famílias brasileiras aumentou 3,2% entre 2022 e 2023. O potencial de consumo dos brasileiros em 2022 foi igual a R$ 6,254 trilhões e em 2023 fechou em R$ 6,875 trilhões.”
MARINGAENSES GASTARAM MAIS EM BEBIDAS E FUMO DO QUE EM LIVROS
Na seção de livros e material escolar, os maringaenses registraram um potencial de consumo de mais de R$ 118 milhões em 2023.
A classe que mais registrou consumo dessa categoria foi a classe B, com gastos de R$ 70,8 milhões, seguida pela classe C, que teve um consumo registrado de R$ 33,4 milhões. A classe A teve um gasto de pouco mais de R$ 11 milhões em livros e material escolar, enquanto a classe D/E registrou um consumo de R$ 2,7 milhões.
Em 2022, a população da Cidade Canção registrou consumo de R$ 107,9 milhões em livros e material escolar.
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