‘Mercado da saudade’ estimula exportações de produtos brasileiros
Foto: Comex do Brasil

Comércio Exterior

‘Mercado da saudade’ estimula exportações de produtos brasileiros

Economia por Luciana Peña em 19/06/2021 - 18:45

Em Maringá, uma sorveteria está vendendo para Portugal picolés de frutas nacionais. O cliente é o brasileiro que vive no exterior, mas tem saudade de sabores da terra natal. Um nicho de mercado que pode ser ampliado. 

 

Vivendo há quatro anos em Portugal, o curitibano Robinson Franco transformou a saudade em negócio.  Abriu uma importadora e começou a vender na Europa os produtos brasileiros que faziam tanta falta para ele: comida com sabor de terra natal. 

Robinson apostou num mercado consumidor que cresce cada vez mais: os brasileiros que vivem no exterior e que a exemplo dele sentem saudades de produtos que só encontravam por aqui. É o chamado mercado da saudade. [ouça o áudio acima]

Um mercado que está ajudando pequenas e médias empresas a exportar. É o caso da sorveteria de Thiago Ramalho, de Maringá. 

A empresa, que já vende para o Paraguai, fechou contrato agora com Portugal e está de olho também na Alemanha. O primeiro contêiner com sorvetes está a caminho da Europa. Os picolés serão vendidos em 250 supermercados portugueses. [ouça o áudio acima]

E se o brasileiro que vive lá fora fizer propaganda do sorvete com gostinho de Brasil, logo o mercado consumidor em Portugal vai aumentar. [ouça o áudio acima]

De acordo com dados de 2019, do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras,  150 mil brasileiros vivem em Portugal. 

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550