Moradores cobram de vereadores obras e serviços no Jardim São Silvestre
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Moradores cobram de vereadores obras e serviços no Jardim São Silvestre

O Assunto é Política por Diniz Neto em 21/03/2018 - 09:56

SESSÃO ITINERANTE. Foi realizada na noite desta segunda-feira (20) a primeira sessão itinerante da Câmara Municipal em 2018. Aconteceu no Centro Esportivo do São Silvestre.

Ela deveria ter acontecido no dia 27 de fevereiro, mas foi cancelada, no dia 23 de fevereiro.

A nota oficial da Câmara, publicada no seu site, alegou o cancelamento por falta de segurança:

“A Câmara Municipal de Maringá informa à comunidade que a sessão ordinária itinerante agendada para a noite de terça-feira (27) no jardim São Silvestre foi cancelada. Devido à recente cena de violência que ocorreu no bairro no último sábado – um tiroteio que deixou um morto e duas crianças feridas -, a Mesa Diretora da Câmara considerou que não seria o momento adequado para o evento, pela impossibilidade de garantir a segurança tanto dos vereadores e dos funcionários quanto dos moradores que estariam presentes.

Com isso, a sessão ordinária do próximo dia 27 será realizada no Plenário do Legislativo mesmo, a partir das 9h30. A sessão itinerante, que aconteceria no salão do Centro Esportivo do São Silvestre, será remarcada futuramente.

O encontro dos vereadores com a população do bairro, solicitado pelos vereadores Do Carmo e Carlos Mariucci, seria a primeira sessão itinerante do ano. Em 2017, a Câmara Municipal realizou quatro delas.”

Na ocasião o presidente da Câmara, Mario Hassokwa, anunciou que a Câmara de Maringá faria uma licitação para contratação de segurança privada.

Verifiquei no site da Câmara e não foi aberta licitação para esta contratação.

De volta à sessão itinerante, recebi algumas informações, pontuando que os vereadores receberam muitas reclamações dos moradores, nas áreas de saúde, serviços públicos, escola, Contorno Sul e vias do bairro.

PREFEITURA NO BAIRRO. Acontece nesta quarta-feira, dia 21, o evento “Prefeitura no Bairro”. Será às 19h30, na quadra coberta do Conjunto Cidade Alta II - Rua Pioneiro Manoel Domingos Prina esquina com Rua Pioneiro Lademiro Kolicheski.

Esta será a primeira reunião do ano. A última foi no final de setembro do ano passado, em Iguatemi. No ano passado foram realizados seis eventos e tiveram um público de 3.000 pessoas, segundo a Prefeitura.

Nestes encontros as pessoas podem ter contato direto com o prefeito, Ulisses Maia, e os secretários. As pessoas podem se manifestar, com uso de microfone, ou expor suas demandas por escrito. As questões são respondidas, na hora, ou encaminhadas para posterior solução.

O morador que levantou o problema é informado sobre o andamento dos procedimentos adotados pela gestão para resolver a pendência.
Vereadores também são convidador a participar da reunião.
Muito importante saber como será este reencontro do prefeito e secretários com a população, depois de um ano e dois meses de gestão.

Vamos acompanhar.

RECICLAGEM. Foi inaugurada nesta terça-feira, 20, a segunda fase da Central de Valorização de Materiais Recicláveis, localizada na Avenida Vereador João Batista Sanches, 1234 - Parque Industrial.

Muita gente ficou feliz com essa inauguração. O barracão tem 700 metros quadrados e equipamentos para beneficiar embalagens plásticas, como refrigerantes, cosméticos e de produtos de limpeza.

O vice-prefeito de Maringá, Edson Scabora, lembrou que o objetivo é fazer de Maringá uma referência na reciclagem e destacou que um dos principais resultados do projeto é de fomentar o empreendedorismo dos cooperados e possibilitar a ascensão social.

Ele anunciou para o dia 2 de abril o início de operação de mais 10 caminhões para a coleta seletiva.

Agora vamos falar sério: Coleta seletiva? Maringá chegou a ter um momento mais forte de coleta para reciclagem, com ações e separação nos condomínios e participação de muita gente. Depois o processo foi interrompido.

Chama a atenção a demora na implantação de coleta seletiva em Maringá.
Agora é esperar que aconteça.

Uma pessoa da área ambiental, me disse ontem: “Maringá precisa de caminhões, educação ambiental, participação da população para uma reciclagem eficiente na cidade”.

Ufa! A caminhada é longa, exige investimentos e passa por conscientização e hábito.

POLÍTICA. O governador Beto Richa receberá o presidente Temer e o ministro da Saúde, Ricardo Barros, no dia 26 de março, às 10 horas, no Palácio Iguaçu.

O Ministério da Saúde fará a entrega de 476 ambulâncias. A frota nacional está sendo modernizada e tem sido realizadas entregas regionais, por todo o país.

Recebi uma informação de boa fonte ontem que o governador Beto Richa decidiu: será candidato ao Senado. A fonte é boa, mas neste caso continuaremos como São Tomé. Temos que esperar o dia 7 de abril ou o anúncio oficial do governador.

Segundo informações, no dia 27 de março Ricardo Barros deixa o Ministério da Saúde e reassume a sua cadeira na Câmara dos Deputados.

Estamos acompanhando os pré-candidatos ao governo do Paraná:

Ratinho Júnior tem defendido novos mecanismos de incentivo à produção e a melhora de infraestrutura para ampliar a expansão do agronegócio.

Nesta terça-feira (20) a vice-governadora, Cida Borghetti, esteve em Brasília, com o prefeito de Curitiba, Rafael Greca. No Fórum Mundial da Água eles apresentaram o projeto de recuperação do Rio Belém, afluente do Rio Iguaçu. Ela também participou do Seminário Internacional da Primeira Infância em Brasília. A vice-governadora do Paraná é uma das principais referências sobre o tema e foi convidada a compor o palco de abertura do evento com o presidente Michel Temer.

Na Câmara Federal, Cida Borghetti presidiu a comissão especial que aprovou por unanimidade no Congresso o Marco Legal da Primeira Infância, a lei mais avançada no mundo na proteção e atenção às crianças de zero a seis anos. A legislação serviu de base para o programa Criança Feliz, do Governo Federal.

Em Umuarama, Osmar Dias assinou compromisso de duplicação da PR-323. Ele também defendeu apoio integral ao agronegócio, vocação do Paraná.

SITE FORA DO AR. O site da Prefeitura de Maringá foi retirado no ar, no sábado, depois de uma tentativa de invasão. O problema foi rapidamente identificado e o site foi retirado do ar.

Os técnicos trabalharam no domingo pela manhã, verificando todo o sistema. Todos os sistemas estavam íntegros e preservados, em segurança. O site voltou ao ar na tarde de domingo.

QUER SABER. Alvaro (não é o Dias) comenta no blog: “Gostaria de saber quantas horas os professores concursados das universidades dão aula e a porcentagem dos que não dão aula e as razões desta ausência da sala de aula.”

Respondi para o Alvaro: Eu também queria saber!

 

PALESTRAS SOBRE MARINGÁ. O presidente da ACIM, José Carlos Valêncio, esteve em Rondônia, a convite da Federação das Associações Empresariais e Comerciais (FACER).

Ele fez palestras em seis cidades, em 750 quilômetros, falando da experiência da sociedade organizada de Maringá e o desenvolvimento da cidade.

Ontem ele atendeu convite do Conselho Administrativo e Editorial da RPC com-Curitiba, e fez uma apresentação sobre “A Sociedade Civil Organizada e o Planejamento de uma Cidade”, mostrando as boas práticas e trabalho conjunto com a administração pública de Maringá.

Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade