Munhoz de Melo terá nova eleição municipal
Imagem Ilustrativa | Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Eleições 2020

Munhoz de Melo terá nova eleição municipal

Eleições 2020 por Luciana Peña em 21/12/2020 - 10:33

O TSE indeferiu a candidatura do prefeito eleito de Munhoz de Melo, Gilmar Silva, que teve quase 56% dos votos. Ele era secretário municipal e se desincompatibilizou do cargo para disputar a eleição. Mas publicou fotos, que para o TSE, significaram o desempenho da atividade de secretário durante a campanha eleitoral.

No dia 1º de janeiro a Prefeitura de Munhoz de Melo terá como prefeito o presidente da Câmara Municipal, que ainda será escolhido.

A razão disso é que o prefeito eleito Gilmar José Benkendorf da Silva teve a candidatura indeferida pelo Tribunal Superior Eleitoral, e, de acordo com próprio prefeito eleito, não cabe mais recurso.

Gilmar, do MDB, obteve 55, 95% dos votos. Em segundo lugar ficou o candidato Aureo, do DEM, com 40,55% dos votos e em terceiro lugar, Hélio Teixeira, do PV, com 3,51% dos votos válidos.

A diferença em números absolutos, entre o primeiro e o segundo colocado, foi de 448 votos.

Uma nova eleição será marcada pela Justiça Eleitoral. Gilmar, que já foi prefeito de Munhoz duas vezes, entre 2005 e 2012, era secretário de Agricultura e acumulava a pasta de Desenvolvimento Econômico, antes das eleições, além de, formado em zootecnia, ser funcionário de carreira.

Segundo ele, quatro meses antes da eleição, como manda a lei, se desincompatibilizou do cargo de secretário, nas duas secretarias. E três meses antes da eleição pediu a desincompatibilização do cargo técnico. Neste meio tempo publicou fotos em que aparece, segundo apontou a denúncia e segundo entendeu o TSE, desempenhando atividades de secretário. [ouça no áudio acima]

Gilmar Silva não poderá concorrer à nova eleição, mas diz que está confiante na vitória de um candidato definido pelo partido. A coligação de Gilmar elegeu seis dos nove vereadores que tomarão posse em janeiro em Munhoz de Melo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade