Na temporada de acasalamento, as tanajuras invadem a cidade
Foto: Amarildo dos Santos

Meio Ambiente

Na temporada de acasalamento, as tanajuras invadem a cidade

Meio Ambiente por Luciana Peña em 06/10/2021 - 08:03

Da família da formiga saúva, a espécie desperta a atenção.

Depois da chuva, com solo úmido, e a chegada do sol, as formigas tanajuras aparecem. E aparecem em todo o canto, despertando a atenção e deixando a população preocupada. Foi o que aconteceu nessa terça-feira (5), quando vários registros da formiga foram feitos pela cidade.

Em 2019 a CBN fez reportagem sobre o assunto. Na época o Manoel Soares era um dos populares surpresos com a formiga. [ouça o áudio acima]

A tanajura é uma formiga alada, fêmea, da família das formigas-cortadeiras. É uma fêmea virgem que após acasalar, funda um novo formigueiro.

O biólogo Rogério Lima da Secretaria de Meio Ambiente diz que a população não precisa se preocupar. O aparecimento das formigas é um fenômeno natural. [ouça o áudio acima]

E uma curiosidade: há estados brasileiros em que, por causa da cultura herdada dos índios, as tanajuras são iguarias, servidas fritas em bares e restaurantes.

Atualizado às 14h15 - O ouvinte Júlio Colela, que é professor de entomologia, enviou mensagem à CBN com outra curiosidade: "Vocês sabiam que os machos são chamados de bitu e que uma fêmea pode acasalar com sete a nove machos simultaneamente? E depois desse acasalamento vai utilizar todo esse espermatozoide durante todo o ciclo de vida dela, que pode durar entre 20 a 30 anos. Ela vai ficar dentro do solo e nunca mais vai sair".

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Foto: Amarildo dos Santos
Foto: Amarildo dos Santos