O que é a ‘bolha polar’ que pode até trazer neve no Paraná?
Guarapuava, 23/07/2013. Foto: Andy Troc/Assessoria de Comunicação Prefeitura de Guarapuava.

Tempo

O que é a ‘bolha polar’ que pode até trazer neve no Paraná?

Paraná por Lethícia Conegero/GMC Online em 17/08/2020 - 21:43

Algumas cidades paranaenses podem alcançar recorde de frio na sexta-feira, dia 21. Há, inclusive, possibilidade de cair neve no Paraná. O motivo? Uma “bolha polar” que deve chegar ao sul do Brasil. A previsão é de queda brusca nas temperaturas em todo o Estado, com destaque para as regiões sudoeste e centro-sul.

Entre quarta e sexta-feira, ainda são previstas chuvas em boa parte do Paraná, inclusive com risco de temporais e volume de precipitação significativo. Mas, a partir de sexta-feira, 21, a chuva dá uma trégua e deve esfriar bastante na maior parte do Estado.

Em Palmas, com temperatura mínima prevista de 0ºC e máxima de 8ºC, há possibilidade de nevar na sexta-feira. No sábado, há previsão de geada na cidade, com mínima de 1ºC e máxima de 11ºC. Em Guarapuava, onde os termômetros devem marcar mínima de 2ºC e a máxima de 10ºC, também pode cair neve na sexta-feira, e no sábado, previsão de céu claro, com mínima de 2ºC e máxima de 13ºC. 

De acordo com o meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Samuel Braun, a “bolha polar” é, na verdade, uma massa de ar polar intensa, e que é possível que alguns setores do Estado registrem recorde de temperaturas baixas.

“O que vai causar esse declínio na temperatura é uma massa de ar frio e seco, que deve trazer bastante frio para boa parte do Paraná, principalmente para sexta-feira. A princípio, o frio mais extremo é previsto para a região mais ao sul – centro-sul e sudoeste -, onde, principalmente, na sexta-feira, há uma chance de neve. Situação essa que vamos confirmando ao longo da semana, isso porque a previsão de neve é muito particular. Qualquer mudança na condição de umidade e temperatura pode alterar essa previsão”, reforça.

Região de Maringá

Se por uma lado por cair neve no Paraná, por outro, o frio também deve chegar em Maringá, principalmente no sábado (22), quando os termômetros devem marcar mínima de 6ºC e máxima de 15ºC. No domingo (23), a mínima será de 4ºC e máxima de 19ºC. “Não se descarta alguma geada fraca no fim de semana na região de Maringá”, reforça o meteorologista Samuel Braun. 

No Paraná, deve voltar a chover na quarta-feira, dia 26, de acordo com o Simepar.

Acesse GMC Online

Quer fazer uma sugestão, comentário ou mandar foto ou vídeo para a CBN Maringá? Envie para o WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade