Obesidade deixa as pessoas mais vulneráveis aos sintomas, alerta especialista
Imagem ilustrativa | Fotos: Reprodução

Setembro Amarelo

Obesidade deixa as pessoas mais vulneráveis aos sintomas, alerta especialista

Saúde por Letícia Tristão em 13/09/2021 - 07:50

No mês da prevenção ao suicídio, especialistas alertam para os sinais que podem levar a esse ato extremo. Em Maringá, houve aumento de casos de ansiedade e depressão nas Unidades de Saúde. 

Setembro foi o mês escolhido para marcar a campanha de prevenção ao suicídio. Desde 2014, o Setembro Amarelo ocorre em todo o país. Segundo dados da campanha, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos no Brasil. 

Dados do IBGE também mostram que 30% das pessoas que procuram tratamento para emagrecer sofrem de depressão. 

E com grande parcela da população acima do peso no país, segundo a OMS, um quinto dos brasileiros, a psicóloga Rafaela de Faria explica a relação da depressão e a gordofobia. Segundo ela, pessoas obesas são mais vulneráveis. [ouça o áudio acima] 

Em Maringá, segundo a prefeitura, nos últimos dois anos, as Unidades Básicas de Saúde registraram aumento de 47% no número de pessoas que buscaram atendimento psicológico com sintomas de ansiedade e 34% com sintomas de depressão. 

Na última sexta-feira (10), no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, um painel foi montado no Paço Municipal com “Cartas Amarelas” com textos de incentivo à vida, escritas por psicólogos voluntários para que as pessoas retirem.

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade