Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá neste domingo (29)
Foto: Maringas Maciel

Música

Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta em Maringá neste domingo (29)

Cultura por Victor Ramalho em 27/05/2022 - 14:22

A turnê "Clássicos Sertanejos" está percorrendo cidades do interior do Paraná, para aproximar o público da música orquestral com a interpretação de clássicos do sertanejo. O evento será realizado no Parque Alfredo Nyffeler, às 18h, com entrada gratuita.

A música clássica não faz parte do repertório da grande maioria dos brasileiros. Mas há aqueles que gostam de apreciar toda a sincronia de movimentos de uma bela orquestra. E por quê não unir o clássico e o tradicional? Essa é a proposta da turnê "Clássicos Sertanejos", promovida pela Orquestra Sinfônica do Paraná, que se apresentará em Maringá neste domingo (29).

É a primeira turnê da Orquestra Sinfônica do Paraná em 2022. Ela está percorrendo cidades do interior do estado desde o dia 20 de maio, e já passou por Guarapuava, Cascavel e Londrina. Em Maringá, a apresentação será a partir das 18h, no Parque Alfredo Nyffeler, com entrada gratuita.

O objetivo dos músicos é aproximar as pessoas da música orquestral, tocando músicas sertanejas – que normalmente não fazem parte do repertório sinfônico. No programa de concerto estão músicas como Romaria, de Renato Teixeira, Evidências, de José Augusto e Paulo Sérgio Valle, Infiel, de Marília Mendonça e No Rancho Fundo, de Chitãozinho e Xororó, como explica o maestro Carlos Prazeres. [ouça no áudio acima]

A ação também faz parte da programação de aniversário de 75 anos de Maringá. A escolha pelo Parque 'Buracão' se dá pelo desejo de descentralizar o acesso às atividades culturais, como explica o secretário de Cultura de Maringá, Victor Simião. [ouça no áudio acima]

A Orquestra Sinfônica do Paraná completa 37 anos de atividades neste sábado (28). Mais informações podem ser obtidas no site do Teatro Guaíra, em teatroguaira.pr.gov.br.