Osmar Dias e PMDB se afastam no ambiente pré-eleitoral
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Osmar Dias e PMDB se afastam no ambiente pré-eleitoral

O Assunto é Política por Diniz Neto em 28/06/2018 - 09:50

TEMPO Hoje estão faltando 101 dias para o primeiro turno das eleições 2018, em 7 de outubro. Faltam 22 dias para o começo do prazo das convenções partidárias, 20 de julho. E 38 dias para 5 de agosto, último dia para as convenções.

 ALCKMIN NA TERRA DE ALVARO

O pré-candidato a presidente da República pelo PSDB, Geraldo Alckmin, estará em Maringá, na ACIM, às 16 horas desta quinta-feira, 28 de junho. Ele apresentará seu plano para a agricultura do Brasil.

Pela manhã, às 10 horas, Alckmin estará reunido com prefeitos e lideranças na sede da associação de municípios AMOP, onde apresentará seu plano para a agricultura brasileira.

O presidente do PSDB do Paraná, Beto Richa, pré-candidato ao Senado, vai acompanhar Geraldo Alckmin em Cascavel e Maringá.

 DATENA CONFIRMA CANDIDATURA AO SENADO

José Luiz Datena, um dos mais populares apresentadores de TV na área policial em São Paulo e no país, confirmou que será candidato ao Senado, pelo Democratas, na chapa com João Dória, candidato a governador de São Paulo pelo PSDB.

A entrada de Datena na política, no estado que lidera a economia e no número de habitantes e eleitores, com a sua popularidade, prenuncia um novo tom para os palanques, no caso, com repercussão nacional.

Um candidato que certamente é atingido pela novidade é Jair Bolsonaro, hoje o mais popular dos candidatos, que agora deverá ganhar um contraponto paulista.

Aguardar para ver.

 MUDANÇAS DE TENDÊNCIAS?

Osmar Dias tem tocado a sua campanha com entrevistas, especialmente a emissoras de rádios e reuniões com lideranças e setores organizados da sociedade.

Ele busca o apoio dos setores das cooperativas. Na verdade, todos os candidatos costuram este apoio.

Quem acompanha os bastidores das articulações percebe Osmar se isolando. Há descontentamento crescente no MDB com a hesitação de Osmar em aprofundar o diálogo com o partido e o seu presidente, Roberto Requião.

Vai se desenhando o MDB com a candidatura de Roberto Requião à reeleição para o Senado e o partido liberado para apoiar candidaturas ao governo.

O MDB deve lançar apenas um candidato ao Senado, o mesmo acontecendo com o PT, que deverá confirmar o ex-deputado federal Dr. Rosinha como candidato a governador.

Um acordo entre os partidos, sem coligação formal, que permitiria o trabalho dos dois candidatos ao Senado, um do MDB e outro do PT.

Mas esta é uma tendência. Há outras alternativas. É necessário esperar para ver o que pode acontecer.

Considerando que o PDT, na prática, também não tem um candidato definido ao Senado, tudo pode ainda pode acontecer, inclusive uma coligação entre estes partidos.

 ESTRATÉGIAS NAS ENTRELINHAS

Uma coisa muito curiosa nesta pré-campanha são as notícias, publicadas em diferentes meios, especialmente em blogs.

Não fica muito difícil perceber os lados. No caso, as notícias de isolamento de Osmar, ou que ele não será candidato, interessam aos demais candidatos. Há acenos para que ele se decida por concorrer ao Senado e, neste caso, até mesmo em uma coligação.

Osmar, entretanto, garante que sua candidatura é irreversível.

 OUTRAS INFORMAÇÕES

 PRB

O advogado Rogério Calazans assume hoje a presidência do Partido Republicano Brasileiro (PRB). O evento será às 20h30, na sede da Associação Banestado.

 SESSÃO

A Câmara Municipal realiza hoje, a partir das 9h30, sua sessão extraordinária desta quinta-feira. A pauta tem 26 itens, sendo oito projetos de lei.

 CAMINHADA

No próximo sábado, dia 30, os amigos da professora Maria Aparecida Carnelossi Pacífico, a Kaká, farão uma caminhada pela paz, segurança e justiça, a partir das 10h, na frente da catedral.

Os participantes são convidados a comparecerem com roupas brancas. Sem dúvida o convite à paz chega em um momento propício. Que surta reflexões e resultados.

 HOMENAGEM

O reitor da UEM, Mauro Baesso, será homenageado na noite desta quinta-feira (28) em solenidade na prefeitura de Ivaiporã.

O deputado federal Sérgio Souza (MDB) e o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (SESU), professor Paulo Barrone, estarão presentes.

 MULHERES NA POLÍTICA

Em Maringá, cidade que não elegeu nenhuma mulher na última eleição, há curiosidade sobre possíveis candidatas, nas eleições deste ano.

Na eleição de 2016, a candidata mais votada em Maringá foi Carmen Inocente (Progressistas). Ela fez 3.587 votos e foi a 6ª mais votada. Mas a sua coligação teve vereadores com grande votação.

PR O Partido da República tem Akemi Nishimori como pré-candidata a deputada estadual.

 CONTATOS

Partidos e pré-candidatas podem encaminhar informações para a coluna: oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br e whatsapp (44) 99122 8715.

 MUNICÍPIOS

Nesta sexta-feira (29), a partir das 9 horas, os prefeitos da Amusep vão participar da reunião mensal na sede da entidade.

Na pauta, debates sobre questões relacionadas ao licenciamento ambiental; adequação dos portais da transparência das prefeituras, dentre outros.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade