Pacientes do Hospital Metropolitano são transferidos em helicópteros e ambulâncias
Foto: Divulgação

Crise

Pacientes do Hospital Metropolitano são transferidos em helicópteros e ambulâncias

Saúde por Luciana Peña em 17/02/2024 - 11:10

Pelo menos 40 pacientes do Hospital Metropolitano de Sarandi estão sendo transferidos nesta manhã para outras unidades de saúde do estado.

São pacientes internados na Unidade de terapia Intensiva (UTI).

A transferência mobiliza várias equipes do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) nesta manhã de sábado (17).

A reportagem conversou com uma funcionária do hospital que não quis se identificar. Ela disse que há uma crise interna com atraso nos pagamentos de funcionários.

Nesta manhã, há uma grande movimentação de helicópteros e ambulâncias no local.

O diretor-geral do Samu, Maurício Caetano, disse que há 40 pacientes cadastrados para transferência, mas alguns estão recebendo alta.

O Hospital Metropolitano atende mais de 50% dos pacientes pelo SUS.

A CBN não conseguiu contato com os diretores do hospital.

A produção também entrou em contato com a Central de Leitos e com a Secretaria de Saúde do Paraná (Sesa) e aguarda retorno.

(atualizado às 11h35): Em nota a Sesa informou que:

"A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) esclarece que não há pendências da pasta em relação aos repasses ao Hospital Metropolitano de Sarandi. Após a constatação da ausência de funcionários na unidade, a central de leitos do Estado deu início ao remanejamento de pacientes dentro da esfera macro da região, visando garantir a plena assistência a todos que necessitem dos serviços hospitalares."

(atualizado 12h47) Ouça o que disse o diretor-geral do Samu, Maurício Caetano:

 

(atualizado às 17h): O Samu ressalta que as ambulâncias utilizadas na remoção dos pacientes foram veículos extras; por isso não houve prejuízo ao atendimento regular de outras ocorrências.

E a Prefeitura de Sarandi emitiu uma nota oficial sobre o assunto: 

"A Prefeitura de Sarandi acompanha com atenção o desenrolar dos problemas enfrentados pelo Hospital Metropolitano, confiante que a instituição vai superar as dificuldades e normalizar as condições de atendimento. Importante lembrar que o Hospital Metropolitano é uma instituição privada incluída na rede de prestação de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Essa condição impõe limites à intervenção do município, restando à gestão pública acompanhar e ser solidária às demandas da instituição. A administração municipal reconhece a importância da instituição hospitalar não apenas no contexto do atendimento médico de Sarandi, assim como para dezenas de outras cidades da região e, essa condição, torna ainda mais urgente a normalização das atividades. A administração municipal manifesta sua solidariedade aos pacientes internados e seus familiares, aos funcionários e corpo diretivo e acrescenta que a gestão municipal está mobilizada, dentro dos limites legais, para dar o apoio necessário para o restabelecimento da normalidade das atividades do hospital."

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade