Pandemia reduz crimes de furtos e roubos em Maringá em 2020
Operações planejadas ao longo do ano também colaboraram para a redução, segundo a Polícia Militar – Foto: Divulgação/AEN

Estatística

Pandemia reduz crimes de furtos e roubos em Maringá em 2020

Segurança por Fabio Guillen/GMC Online em 02/07/2020 - 19:25

A pandemia do novo coronavírus reduziu os crimes de furtos e roubos em Maringá neste ano. Segundo levantamento do 4º Batalhão de Polícia Militar, entre janeiro e o dia 28 de junho deste ano foram 427 roubos registrados em Maringá. 

No ano passado, no mesmo período, foram 683. Já as ocorrências de furto, entre janeiro e o dia 28 de junho deste ano, foram 2.933. No mesmo período do ano passado foram 3.100, segundo a Polícia Militar. 

Segundo a tenente Bruna Ropelatto, dois fatores principais contribuíram para a redução da criminalidade. 

“Isso se deve a um trabalho que é continuo aqui de análise criminal, policiamento voltado para o problema. Identificamos o problema, identificamos onde está acontecendo com relação a todos os dados que nós temos e aí direcionamos o nosso policiamento. É contínuo. A gente está tendo operação a todo momento. Com a pandemia na verdade acabou dobrando esse nosso trabalho. É claro que principalmente ali em março e abril, que foram os primeiros meses da pandemia, acabou sim reduzindo a questão de furto e roubo porque é menor circulação de pessoas na rua. Só que também se deve ao nosso trabalho contínuo”, afirmou a tenente. 

Ainda segundo a tenente Bruna, o maior índice é de furto e roubo a pessoas e não casas. Nesses crimes, geralmente os criminosos levam celulares, documentos, dinheiro e demais objetos que estão com a vítima na rua. 

A tenente da PM disse ainda que a diminuição nos crimes de furtos e roubo em Maringá vem ocorrendo desde o ano passado. O motivo seriam as ações e operações direcionadas para os locais onde mais estão registrando essas ocorrências. 

Veja abaixo os gráficos divulgados pela Polícia Militar:

Fonte: Polícia Militar
Fonte: Polícia Militar
Fonte: Polícia Militar
Fonte: Polícia Militar