Paraná foi o único estado do sul do Brasil que teve alta na produção industrial em março
Foto Ilustrativa: Gilson Abreu/AEN

Economia

Paraná foi o único estado do sul do Brasil que teve alta na produção industrial em março

Economia por Victor Ramalho em 14/05/2022 - 09:23

O número é de um levantamento divulgado nesta semana pelo pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A produção industrial paranaense avançou 0.6% em março na comparação com fevereiro.

O Paraná teve um crescimento acima da média nacional no mês de março em sua produção industrial. No mês, a atividade registrou avanço de 0.6% na comparação com fevereiro. Em todo o país, o crescimento foi de 0.3%. Os números são de um levantamento divulgado nesta semana pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme o estudo, a produção industrial paranaense foi a única do sul do Brasil que teve alta no terceiro mês de 2022. No mesmo período, Santa Catarina e Rio Grande do Sul tiveram quedas de 3,8% e 0,3%, respectivamente. Nos últimos 12 meses, o resultado é de crescimento: 5,8% entre abril de 2021 e março deste ano.

Apesar disso, o setor apresenta recuo de 2.7% no Paraná no primeiro trimestre de 2022, se comparado com o mesmo período de 2021. Na análise de março deste ano contra março do ano passado, o indicador também caiu, com retração de 2,8%. No Brasil, a mesma comparação registra diminuição de 2,1%.

De acordo com o economista da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Evânio Felippe, a produção industrial no estado segue a tendência de queda no ritmo da economia mundial, que vem apresentando dificuldades por conta de fatores variados. [ouça no áudio acima]

Entre os estados vizinhos, a queda mais significativa na produção industrial do 1º trimestre, na comparação com 2021, foi Santa Catarina, com -9,8%. Já Rio Grande do Sul apresentou crescimento de 2%.

 Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade