Paraná registrou mais de 1,4 mil denúncias de abuso infantil via 181
Foto: Pixabay

Maio Laranja

Paraná registrou mais de 1,4 mil denúncias de abuso infantil via 181

Segurança por Letícia Tristão em 23/05/2022 - 09:16

23% desse número foram de casos de violência sexual. Apesar disso, estima-se que o número seja ainda maior, já que as subnotificações de casos não chegam às autoridades. 

O Maio Laranja é o mês em que campanhas de conscientização sobre o abuso infantil são enfatizadas, com o foco em ressaltar a importância de prestar atenção em detalhes que possam evidenciar sinais de violência. Mas os casos de abuso de crianças e adolescentes acontecem diariamente.

No Paraná, as denúncias podem ser feitas pelo telefone 181. Em 2021, o canal recebeu 1.422 denúncias de violência contra crianças, sendo que 23%, 338 casos, se referiam a abuso ou explicação sexual. Em comparação com 2020, o total de registros foi menor, 1.577 casos, mas foram denunciados mais casos de abuso sexual, 412.

Apesar disso, as autoridades alertam para os casos subnotificados. A promotora de Justiça Tarcila Santos Teixeira, em entrevista ao MP no Rádio, disse que apenas 15% dos casos chegam até a Justiça. [ouça o áudio acima]

As escutas especializadas em casos de abuso infantil só podem ser feitas de três formas. Caso seja um relato espontâneo da vítima, é importante que o adulto saiba como reagir, reforça a promotora. [ouça o áudio acima]

Além do canal 181 no Paraná, o disque 100 também recebe denúncias de casos de violência contra crianças e adolescentes.