Paraná investiga dois casos suspeitos de coronavírus
imagem ilustrativa/foto: Pixabay

Curitiba

Paraná investiga dois casos suspeitos de coronavírus

Saúde por Redação CBN Maringá em 28/01/2020 - 22:30

De acordo com informações da Secretaria Estadual de Saúde dois casos suspeitos de coronavírus estão sendo investigados em Curitiba.

Um dos pacientes é um homem de 29 anos e outro, uma mulher de 23 anos. Os dois estiveram na China recentemente. O homem está em Curitiba a trabalho e a mulher, é moradora da capital.

Os dois estão internados em isolamento, seguindo o protocolo do Ministério da Saúde, com acompanhamento para avaliação médica e realização de exames clínicos e laboratoriais para confirmação ou descarte da suspeita da doença.

As secretarias de Saúde do Estado e de Curitiba estão adotando medidas de prevenção e cuidados para controle do novo coronavírus desde a última sexta-feira (24) quando também foi emitida uma Nota Informativa, com recomendações aos profissionais de saúde. O Paraná não é considerada região em nível elevado de contaminação.

O vírus pode se disseminar no ar, afetando principalmente pessoas com a imunidade debilitada. Os sintomas são parecidos como o de uma gripe ou resfriado, por isso, a recomendação é procurar atendimento médico caso a pessoa tenha viajado para a China nos últimos dias. O período de incubação do vírus é de cerca de 2 a 7 dias, podendo chegar a 16 dias.

(atualização 29/01, às 06h36): Embora a Secretaria Estadual de Saúde considere dois casos suspeitos de coronavírus no estado, o Ministério da Saúde contabiliza apenas um caso suspeito no Paraná, segundo informações divulgadas pela Rede CBN