Paraná tem momento de indefinições entre partidos, em meio às convenções
Acompanhe O Assunto é política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20 (Foto: Letícia Tristão/CBN Maringá)

O Assunto é Política

Paraná tem momento de indefinições entre partidos, em meio às convenções

O Assunto é Política por Diniz Neto em 24/07/2018 - 10:16

TEMPO Neste dia 24 de julho estamos a 75 dias do primeiro turno das eleições. O período em que as convenções podem ser realizadas começou na sexta-feira, 20 de julho, e prosseguirá até dia 5 de agosto. Publicamos hoje, ao final da coluna, a relação das convenções partidárias agendadas e a relação dos 35 partidos políticos registrados no país.

 SURPRESAS: PODE SURGIR? PODEM!

Tudo indica que sim. O quadro no Paraná é propício a novidades e surpresas.

A especulações nos bastidores são as mais variadas e criativas possíveis. Porém, uma coisa é real: As convenções poderão terminar com surpresas e das grandes.

A estratégia do PSD foi a largada na frente, assim como o MDB. Progressistas e PDT optaram pelos últimos dias para as convenções. Não é só coincidência.

 CADÊ OS CANDIDATOS?

Ontem a ouvinte Suely Sanches escreveu na live, na página da Rádio CBN Maringá no Facebook: “Só não sabemos quem são os candidatos”. A totalidade dos candidatos ao governo, seus vices, candidatos ao Senado, seus suplentes, e os indicados nas chapas majoritárias somente saberemos depois do dia 5 de agosto.

Temos falado muito sobre isso, aqui no ‘O Assunto é Política’. Mas é claro que esta ansiedade não se limita às lideranças partidárias, é repassada aos eleitores. No entanto, não há outra alternativa a não ser esperar este processo das convenções.

 DECISÕES NACIONAIS PODEM INTERFERIR NO PARANÁ

Nas articulações e decisões nacionais estão ficando inviáveis algumas coligações nos estados. Isto poderá atingir, em cheio, partidos no Paraná.

 PHS E PRB PODEM COLIGAR

Comenta-se que deverá haver uma coligação entre o PHS e o PRB. A união, se confirmada, reunirá um partido com influência da corrente carismática católica com o partido que tem entre as suas lideranças nacionais membros da Igreja Universal do Reino de Deus.

A estimativa é de que desta coligação poderão ser eleitos dois deputados federais.

O Avante também pode participa.

A novidade, surgida ontem, é uma conversa do PHS com o PSL.

 PROS E PMB COM CIDA E ALEX 

O PROS e o PMB realizaram convenção no sábado. Os dois partidos oficializaram o apoio à reeleição da governadora do Paraná, Cida Borghetti (PP) e aprovaram ainda o apoio a Alex Canziani para o Senado.

Estes partidos devem formalizar coligação com o PMN, nas proporcionais, as chapas para deputado estadual e deputado federal.

 EVENTO DEBATEU O PAPEL DA MULHER NA SOCIEDADE

O movimento Mulheres Progressistas do Paraná promoveu no sábado (21), em Maringá, o encontro Mulheres que Influenciam Mulheres, sob coordenação da governadora do Estado, Cida Borghetti. O evento contou com a participação de mulheres influenciadoras que contaram suas trajetórias e conquistas importantes em suas áreas de atuação, sendo prestigiado por 500 mulheres.

No encontro, foi realizado um bate-papo com a governadora do Paraná, Cida Borghetti, a coronel Audilene Rosa De Paula Dias, comandante geral da Polícia Militar do Paraná, a advogada Tatiana Coutinho Pitta, a médica ginecologista Andréa Keli Barrueco e a digital influencer Marcela Borges.

Elas relataram as suas experiências, desafios, obstáculos e conquistas.

Um depoimento marcante foi da coronel Audilene: “Eu tinha que fazer a diferença na vida das pessoas e foi assim que eu fui progredindo. No primeiro ano senti discriminação, foi um caminho difícil, mas eu nunca me preocupei por ser mulher. Eu me via como profissional, e nós somos iguais. E como profissional nós mulheres somos mais organizadas e dedicadas do que os homens”.

 PMN

O partido realizou a sua convecção nacional, no domingo, 22. Decidiu que não lançará candidato à presidente e não fará coligações.

O presidente estatual do PMN, deputado estadual Manoel Batista da Silva Júnior, o Dr. Batista, e o pré-candidato a deputado federal pelo partido, Edenilso Rossi, acompanharam a convenção. Como já falamos aqui, Rossi deverá ser confirmado candidato único do PMN a deputado federal, no Paraná.

A convenção do PMN será realizada no próximo sábado, 28 de julho, Sociedade Thalia, rua Comendador Araújo, 338, no centro de Curitiba.

 PV VAI DE RATINHO E PROFESSOR ORIOVISTO

O Partido Verde realizou convenção que aprovou o apoio a Ratinho Junior (PSD) para governador e para o professor Oriovisto (Podemos) para o Senado.

Na juventude do PV, destaque para a secretaria de juventude do PV do Paraná, Débora Carvalho. Ela é a primeira mulher a assumir um carga na direção da Juventude do PV. Débora tem 24 anos, graduada em gestão pública, preside o PV de Barbosa Ferraz. Vai ajudar na ideias para os jovens e na mobilização da campanha.

 PSOL FAZ CONVENÇÃO NA SEXTA-FEIRA

O partido tem convenção marcada para a sexta-feira, dia 27. O PSOL deve homologar a candidatura do servidor público Luiz Piva, o Professor Piva, na sexta-feira dia 27 de julho. A convenção do PSOL, que deve lançar chapa com dois candidatos ao Senado, será na APP Sindicato, na sede da Praça Carlos Gomes, em Curitiba.

 PT FAZ CONVENÇÃO NO SÁBADO

O Partido dos Trabalhadores realizará a sua convenção no Paraná no próximo sábado, dia 28, na sede do partido, no bairro São Francisco.

 PRTB LANÇA CANDIDATO AO GOVERNO

Sábado, dia 28, o PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro) deve lançar a pré-candidatura do empresário Geonísio Marinho, em chapa pura, com Eliceu Palmonari como vice. O PRTB é o único partido que já definiu quem será o vice na chapa. O partido já decidiu também lançar dois nomes para o Senado.

 DECRETO DO CONTROLE DO HORÁRIO DE TRABALHO

Foi publicado o decreto 929/2018, na sexta-feira, dia 20 de julho, regulamentando o artigo 32 e seguintes da Lei Complementar nº 239/98 (estatuto do servidor), no âmbito da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Município de Maringá, quanto a jornada de trabalho, banco de horas e controle de frequência e assiduidade.

O decreto é extenso e detalhado. Limita o número de horas extras (salvo engano máximo são 30 horas), estabelece critério bastante rigorosos sobre estas horas extras.

Com o banco de dados também se reduz a necessidade do pagamento em dinheiro das horas adicionais trabalhando, fazendo a compensação na jornada de trabalho.

Muitos servidores e categorias, talvez pelas características das suas atividades, e até pela recorrência de horas extras, que ajudavam a complementar o salário, objetivamente, estão descontentes com o decreto.

 LETREIRO “EU AMO MARINGÁ”

Uma ideia do presidente do Codem, José Roberto Mattos, quando ainda presidia o Convention Bureau, em 2016, deve se tornar realidade.

O letreiro “Eu amo Maringá” deverá ser instalado na Praça da Catedral de Maringá, com 2 metros de altura e 16,5 de comprimento. A ideia é que ele seja inaugura no dia da padroeira da cidade, 15 de agosto.

O trabalho foi feito pelo Maringá e Região Convention & Visitors Bureau, contratado à Chaplin Propaganda, com patrocínio da Viapar. Agora falta apenas a confirmação da Prefeitura de Maringá para que possa ser instalado, a princípio próximo do encontro da praça com a Avenida Cerro Azul.

O objetivo do é criar um marco, comum em centenas de cidades do país, para valorizar a Catedral que se tornou marca e cartão postal de Maringá. Um cenário muito especial para o registro de fotos dos turistas e moradores.

A marca inspiradora mais famosa do mundo fica em Hollywood, Los Angeles. As letras foram instaladas para anunciar a venda de um condomínio e seriam retiradas após 18 meses. O símbolo da capital do cinema permanece no mesmo local, há mais de 90 anos.

 CONVENÇÕES AGENDADAS

• PSOL, fará a convenção dia 27 de julho, na sede da APP-Sindicato, em Curitiba.

• PT, 28 de julho, na sede do partido, em Curitiba.

• PMN, 28 de julho, em Curitiba.

• PRTB, 28 de julho, em Curitiba.

• REDE SUSTENTABILIDADE, 29 de julho, Curitiba.

• PSDB, 30 de julho.

• PHS, 2 de agosto.

• PPS, 3 de agosto.

• PDT, 4 de agosto, no Hotel Nacional Inn, em Curitiba.

• PODEMOS, convenção em 4 de agosto, no Paraná Clube (será nacional, para lançamento de Alvaro Dias).

• PROGRESSISTAS, dia 4 de agosto.

 

LISTA DOS PARTIDOS REGISTRADOS

1 . PMDB - PARTIDO DO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO - Nº 15

2 . PTB - PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO - Nº 14

3 . PDT - PARTIDO DEMOCRÁTICO TRABALHISTA - Nº 12

4 . PT - PARTIDO DOS TRABALHADORES - Nº 13

5 . DEM – DEMOCRATAS - Nº 25

6 . PCdoB - PARTIDO COMUNISTA DO BRASIL - Nº 65

7 . PSB - PARTIDO SOCIALISTA BRASILEIRO - Nº 40

8 . PSDB - PARTIDO DA SOCIAL DEMOCRACIA BRASILEIRA - Nº 45

9 . PTC - PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO - Nº 36

10. PSC - PARTIDO SOCIAL CRISTÃO - Nº 20

11. PMN - PARTIDO DA MOBILIZAÇÃO NACIONAL - Nº 33

12. PRP - PARTIDO REPUBLICANO PROGRESSISTA - Nº 44

13. PPS - PARTIDO POPULAR SOCIALISTA - Nº 23

14. PV - PARTIDO VERDE - Nº 43

15. PTdoB - PARTIDO TRABALHISTA DO BRASIL - Nº 70

16. PP - PARTIDO PROGRESSISTA - Nº 11

17. PSTU - PARTIDO SOCIALISTA DOS TRABALHADORES UNIFICADO - Nº 16

18. PCB - PARTIDO COMUNISTA BRASILEIRO - Nº 21

19. PRTB - PARTIDO RENOVADOR TRABALHISTA BRASILEIRO - Nº 28

20. PHS - PARTIDO HUMANISTA DA SOLIDARIEDADE - Nº 31

21. PSDC - PARTIDO SOCIAL DEMOCRATA CRISTÃO - Nº 27

22. PCO - PARTIDO DA CAUSA OPERÁRIA - Nº 19

23. PTN - PARTIDO TRABALHISTA NACIONAL - Nº 29

24. PSL - PARTIDO SOCIAL LIBERAL - Nº 17

25. PRB - PARTIDO REPUBLICANO BRASILEIRO - Nº 10

26. PSOL - PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE - Nº 50

27. PR - PARTIDO DA REPÚBLICA - Nº 22

28. PSD - PARTIDO SOCIAL DEMOCRÁTICO - Nº 55

29. PPL - PARTIDO PÁTRIA LIVRE - Nº 54

30. PEN - PARTIDO ECOLÓGICO NACIONAL - Nº 51

31. PROS - PARTIDO REPUBLICANO DA ORDEM SOCIAL - Nº 90

32. SD - SOLIDARIEDADE - Nº 77

33. PN - PARTIDO NOVO - Nº 30

34. REDE - REDE SUSTENTABILIDADE - Nº 18

35. PMB – PARTIDO DA MULHER BRASILEIRA – Nº 35

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade