Peguei Covid-19; quando posso sair do isolamento?
Imagem ilustrativa/foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

Orientação

Peguei Covid-19; quando posso sair do isolamento?

Saúde por Letícia Tristão/GMC Online em 25/11/2020 - 21:30

Os protocolos de segurança para evitar o contágio da Covid-19 a população sabe de cor: use de máscara; lave as mãos sempre que possível; mantenha distanciamento social; higienize as mãos com álcool em gel…

Mas quando a pessoa testa positivo para a covid-19, quais são os procedimentos? Quando a pessoa realmente pode sair do isolamento?

Ouça a reportagem:

O infectologista Luiz Jorge Moreira Neto explica que, em casos leves e moderados, o paciente pode sair do isolamento e voltar ao convívio social após 10 dias depois do primeiro sintoma. Neste caso, o paciente tem que estar obrigatoriamente sem febre há pelo menos 48h.

“É preciso checar se o paciente não tem nenhum fator de risco. Se for um caso complicado, em que eventualmente o paciente precise ir para o hospital, o tempo de isolamento é, por precaução, ampliado para 20 dias”, explicou.

O infectologista reforça a necessidade dos cuidados para o retorno ao convívio social.

Descobri que estou com Covid-19, o que fazer?

A primeira orientação para quem testa positivo para covid é não iniciar nenhum tratamento precoce, reforça Neto. Segundo ele, “é comprovado cientificamente e na prática que tratamento precoce não funciona contra a Covid”.

Neste caso, o infectologista orienta o distanciamento social. “Orientamos as pessoas a manterem distanciamento para a não transmissão da doença. Cerca de 95% das pessoas infectadas vão passar muito bem por isso. Se a partir do 7º dia, os pacientes começarem a apresentar complicações – e as complicações são realmente tardias, demorando de 5 a 7 dias para aparecer -, devem procurar o hospital e realizar exames para verificar se há fator de gravidade. Esses casos são os que podem complicar, e existem tratamentos específicos que só podem ser iniciados nessa fase”, alerta.

Segundo Neto, a prescrição de algum medicamento como hidroxicloroquina, não funciona no tratamento contra a covid-19. “É uma orientação referência para todo o Brasil da Sociedade Brasileira de Infectologia e da Sociedade Brasileira de Pneumologia”, disse.

Estou com suspeita de Covid-19, e agora?

O infectologista explica que, quando uma pessoa tem a suspeita de estar com covid, a orientação é procurar um médico.

Os principais sintomas são: febre, dor no corpo, dor de cabeça, nariz escorrendo, nariz entupido, perda ou diminuição da capacidade de sentir cheiro ou gosto.

“Tendo esses sintomas, a pessoa deve procurar um serviço médico e solicitar o exame, que deve ser coletado entre 3 a 5 dias após o início dos sintomas. Porém, pode acontecer de o exame dar positivo mesmo se coletado antes”, explicou.

O médico reforça que, “até que saia o resultado do exame, o paciente deve ficar em afastamento das outras pessoas. Ficar isolado e, mesmo em casa, utilizar máscara e álcool em gel constantemente.”

Acesse GMC Online

 

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550