Pesquisa é informação, o voto é de cada eleitor
Acompanhe O Assunto é Política com Diniz Neto, de segunda a sexta, às 09h40 e às 14h20

O Assunto é Política

Pesquisa é informação, o voto é de cada eleitor

O Assunto é Política por Diniz Neto em 20/09/2018 - 10:06

CONTAGEM REGRESSIVA Quinta-feira, dia 20 de setembro. Faltam 17 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições 2018.

 

PESQUISAS, O QUE PRECISAMOS SABER SOBRE ELAS¿

Nesta campanha têm sido divulgadas muitas pesquisas. Na última pesquisa Ibope, divulgada nesta semana, temos Jair Bolsonaro (PSL) liderando com 28%, Fernando Haddad (PT) em segundo lugar com 19%, seguidos por Ciro Gomes (PDT) com 11%, Geraldo Alckmin (PSDB) com 7% e Marina Silva com 6%.

Sobre ela muito já se falou. Também temos pesquisas para o governo do Estado.

Interessante que cada assessoria de campanha encaminha para a imprensa um texto com argumentos diferentes, antagônicos e corretos. Como pode isso?

Uma mesma pesquisa tem as respostas espontâneas (quando a pessoa responde em quem vai votar sem ter qualquer referência) e as estimuladas (quando o entrevistador mostra à pessoa um disco com os nomes dos candidatos).

São bastante importantes as pesquisas espontâneas. Na urna não haverá os nomes dos candidatos e os seus números para os eleitores escolherem.

Nestas pesquisas espontâneas se percebe que mais de 70% dos paranaenses não está declarando os seus votos – são aqueles que ainda não decidiram o voto ou que não vão votar.

Quando olhamos para uma pesquisa devemos ver os números, para nosso conhecimento. Uma pesquisa não serve para nos indicar em quem vamos votar. Serve para sabermos como as pessoas pretendem votar, no momento em que a pesquisa foi feita. Só isso.

 

COMO ESCOLHER EM QUEM VOTAR¿

Isto é muito importante. Precisamos saber quem são e conhecer ao máximo possível os candidatos. Cada um de nós com certeza terá os seus próprios critérios de escolha.

Isso é pessoal. Você não precisa mudar o seu voto por causa de pesquisas ou opinião dos outros. O que tem que valer é o que você acha melhor.

Se você estiver convencido sobre o seu voto vá à urna e vote nele. Não importam as pesquisas e nem outras opiniões. O voto é seu. De mais ninguém.

 

AS PESQUISAS MOSTRAM TENDÊNCIAS

As pesquisas mostram o que provavelmente aconteceria se as eleições acontecessem naquele dia. As pesquisas podem ser alterar ao longo da campanha, porque os eleitores podem mudar os seus votos neste período.

Agora, para interpretar melhor uma pesquisa é bom olhar a curva de crescimento ou queda das intenções de voto. Quem vem subindo mais ou caindo. Cada detalhe de uma pesquisa é importante, mas definitivamente não se pode dizer que uma pesquisa “garante”, com certeza, isso ou aquilo... O que vai garantir mesmo é a contagem dos votos, no dia 7 de outubro e no dia 28 de outubro, se houver segundo turno.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade