Pesquisadores da UEM participam de estudo nacional para encontrar um medicamento eficaz contra a Covid-19
Imagem meramente ilustrativa / Foto: Sumaia Villela/Agência Brasil

Coalizão Covid

Pesquisadores da UEM participam de estudo nacional para encontrar um medicamento eficaz contra a Covid-19

Saúde por Luciana Peña em 08/08/2020 - 10:37

A Coalizão Covid Brasil reúne pesquisadores de renomados hospitais e centros de pesquisa do país. O HUM integra as pesquisas que testam a hidroxicloroquina e um corticóide.

Enquanto na linha de frente profissionais de saúde se esforçam para salvar vidas, nos centros de pesquisa a corrida contra o tempo é por uma vacina ou um tratamento eficaz contra o coronavírus.

 

Em cada país, uma iniciativa. No Brasil, pesquisadores de hospitais renomados como o Sírio Libanês e o Albert Einstein, instituições de ensino e centros de pesquisas se uniram ao MInistério da Saúde num grande projeto: a Coalizão Covid Brasil.

 

E o Hospital Universitário de Maringá participa desta coalizão.

 

O objetivo é testar medicamentos que podem ser eficazes no tratamento da Covid-19.

Pacientes com sintomas leves ou graves   participam do estudo.

 

O HU colaborou no estudo com a hidroxicloroquina em pacientes graves e está colaborando nos estudos com a hidroxicloroquina em pacientes com sintomas leves, com a dexametasona, que é um corticóide. Possivelmente também irá participar de um estudo com um anticoagulante.

 

Só um destes estudos já teve o resultado divulgado, explica o médico Edvaldo Vieira de Campos, coordenador da UTI adulto do HU e integrante da Coalizão Covid Brasil. [ouça no áudio acima]

 

O estudo com a hidroxicloroquina em pacientes graves foi publicado na revista científica New England Journal of Medicine, da Universidade Harvard e uma das mais rigorosas do mundo.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade