Pesquisadores da UEM são reconhecidos por universidade norte-americana
Foto: Ingrid Petroski

Mais influentes do mundo

Pesquisadores da UEM são reconhecidos por universidade norte-americana

Educação por Geovan Petry em 18/11/2022 - 14:00

São nove pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá (UEM) que estão entre os cientistas mais influentes do mundo, segundo a Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos. 

A editora Elsevier com base no Scopus, principal banco global de resumos e citações científicas, colocou nove pesquisadores da Universidade Estadual de Maringá entre os cientistas mais influentes do mundo. Os dados são divulgados anualmente pela Universidade Stanford, na Califórnia, nos Estados Unidos.

O estudo tem como objetivo avaliar o impacto das produções acadêmicas de diferentes países e continentes, em 22 grandes áreas e 176 campos específicos do conhecimento. A classificação considera o número de citações e artigos publicados pelos pesquisadores desde o início das carreiras acadêmicas até o ano de 2021.

Na área da Odontologia, o professor Maurício Guimarães Araújo, que trabalha no Programa de Pós-Graduação em Odontologia Integrada da UEM, está na liderança entre as instituições estaduais de ensino superior do Paraná. Com mais de cem publicações, ele fala que o mais importante não é o número, mas o quanto o trabalho é citado e usado por outros pesquisadores. [ouça o áudio acima]

Entre as pesquisas com mais citações, o professor Maurício fala do trabalho a partir da perda de um dente e que pode ocasionar outras reações ao paciente. [ouça o áudio acima]

A universidade tem mais oito cientistas listados nas áreas de Biologia Marinha, Bioquímica, Ciências Ambientais, Ciência dos Alimentos, Engenharia Química, Farmacologia e Matemática.

No Paraná são 22 professores que se destacaram e mencionados pela Universidade norte-americana. As universidades estaduais de Londrina (UEL), Maringá (UEM), Ponta Grossa (UEPG) e do Centro-Oeste (Unicentro). Eles estão entre os 200 mil cientistas mais influentes do mundo.

O professor e cientista, Maurício Guimarães Araújo, explica que a UEM estar entre as mais lembradas, não é importante apenas para ele. A cidade de Maringá e o Paraná saem ganhando com esse reconhecimento. [ouça o áudio acima]

Além do professor Maurício Guimarães Araújo, os outros oito cientistas  da UEM listados entre os mais influentes do mundo são: André Luis Gazetta (com estudos na área de Engenharia Química); Angelo Antonio Agostinho (Biologia e Ecologia de Peixes de Água Doce); Jesuí Vergílio Visentainer (Ciências de Alimentos); Marcelo Moreira Cavalcanti (Matemática); Marcos Luciano Bruschi (Farmacologia); Rosângela Bergamasco (Ciências Ambientais); Sidinei Magela Thomaz ( Biologia de Macrófitas Aquáticas); Tania Ueda Nakamura (Bioquímica).

Professor Doutor Maurício Guimarães Araújo (Foto: UEM/divulgação)
Professor Doutor Maurício Guimarães Araújo (Foto: UEM/divulgação)

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade