Planejamento é a saída para a crise
Imagem ilustrativa/Pixabay/domínio público

Opinião

Planejamento é a saída para a crise

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 22/04/2020 - 08:59

Não há derrota para quem busca vencer. Há derrota para quem busca uma desculpa para perder. Se estamos sempre ouvindo falar sobre a Covid-19 ou coronavírus, duas palavras que já causam irritação no ouvido, por mais que este não é um dos sintomas da doença, é hora de pensarmos que vamos sobreviver. A humanidade irá superar. Foi e é assim que nos tornamos melhor.

Sempre lamentamos aquilo que nos tira da zona de conforto. Muitos consideram que o aprendizado não precisa ocorrer com dor e frustração. Eu me pergunto, mas quais as mudanças que fizeram de nós pessoas melhores não vieram de uma crise? 

Dos nossos aprendizados de vida os que impregnaram em nós a certeza de confiança e superação foram sempre os que nos causam mais medo, angústia e dúvida. Por isso, a mudança é sempre resultado proporcional ao aprendizado adquirido diante de um crise.

O que marcam sociedades e lhes dá um perfil de resistência a determinados problemas e confiança para determinadas ações é o que a experiência construir como uma certeza. Jamais se entregar e sempre superar. Países deixaram suas marcas de resiliência e potencial de superação. A história é recheada de fatos que abalaram sociedades, custaram a vida de pessoas, mas fez crescer soluções. Tudo depende de como vamos encarar o que estamos vivendo. 

Por isso, não há derrota para quem sabe que a superação é uma construção constante na busca de ser melhor e vencer. Admiro que já está pensando na saída e não em quantificar diariamente o número de baixas que temos por causa da pandemia. É maravilhoso observar a solidariedade humana, a capacidade de criação, o poder de ação das pessoas na busca de resolver um problema. Isto é o que nos faz sobreviver, a solução. 

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade