Por que os casais não querem ter filhos?
CBN Maringá

Opinião

Por que os casais não querem ter filhos?

O comentário de Gilson Aguiar por Gilson Aguiar em 03/04/2023 - 08:00

Você quer ter filhos?

A resposta a esta pergunta parece simples, você mesmo pensaria, sim, os que não tem um filho gostariam de ter um dia.

As coisas não são bem assim. Já há uma tendência no Brasil e em grande parte do mundo que quanto maior a renda e a escolaridade, a vontade de ter um ilho diminui ou “zera”.

O levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra isso, o número de casais no Brasil que não pretende ter filhos cresceu. Em 2019 era 18,3%, já em 2021 foi para 19%.

Rejeitar a função materna e paterna, não é um fenômeno exclusivamente brasileiro, nos Estados Unidos este número saiu de 37% em 2019 para 44% em 2021.

Por que isso acontece?

Simples, filhos, para algumas pessoas, travam a liberdade, limitam a carreira profissional, despendem muito trabalho e acabam gerando tensão, até mesmo entre os casais que tem como foco sua satisfação pessoal.

Você pensar que isso é egoísmo, mas não é. Eu considero um tremendo juízo.

Melhor não ter do que ter e fazer sofrer. Consciência de não assumir a responsabilidade sobre outra pessoa. Principalmente se você percebe que há risco de não dar aos filhos a atenção e condição que merecem.

Há uma outra questão também...

Os jovens de hoje sabem o trabalho que deram quando eram filhos. Tem plena consciência que cobraram de seus pais mais que o sentimento e fizeram acordos de troca de afetividade por bens materiais.

Muitos dos que estão na idade de formar uma família não gostariam de ter filhos a sua imagem e semelhança. Não suportariam viver e conviver com as demandas e ações que promoveram quando estavam na dependência de seus pais.

Você pode até considerar que este comentário é uma ameaça a família. Eu diria que temos que rever o papel que a família  cumpre na sociedade atual e qual o legado que ela deixa naqueles que são fruto dela, os filhos. Aqueles que não querem ser pais.

Quer fazer contato com Gilson Aguiar, encaminhar uma sugestão? Envie uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade