Portaria que ativa o chip FM em celular é conquista dos ouvintes, diz secretário
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

Radiodifusão

Portaria que ativa o chip FM em celular é conquista dos ouvintes, diz secretário

Tecnologia por Luciana Peña em 10/05/2021 - 11:54

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor do projeto de lei que levou o debate sobre o tema ao Congresso Nacional, diz que os milhões de ouvintes de rádio serão beneficiados pela decisão do Ministério das Comunicações.

Na sexta-feira passada, durante a Semana Nacional das Comunicações, o ministro das Comunicações Fábio Faria assinou uma portaria que determina que todos os fabricantes de smartphones ativem o chip para ouvir rádio.

O chip vem de fábrica, mas precisa ser ativado para que o consumidor possa ouvir rádio FM sem consumo de dados de internet.

Com a portaria, o ouvinte não vai perder a programação preferida, esteja onde estiver. E a qualquer momento poderá ter informações de trânsito, receber alertas de acidentes, informação sobre o tempo. Dados vitais para o seu dia a dia.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor do projeto de Lei que levou este debate ao Congresso Nacional, quando era deputado federal, em 2017, diz que a ativação do Chip pode parecer uma conquista das emissoras de radiodifusão, mas é uma conquista dos milhões de ouvintes brasileiros. [ouça o áudio acima]

A portaria garante que o chip não seja bloqueado na fábrica, sem nenhum custo adicional para a empresa. 90% dos celulares do Brasil têm a função rádio. Mas em boa parte a funcionalidade não estava ativa.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550