Portaria que ativa o chip FM em celular é conquista dos ouvintes, diz secretário
Imagem Ilustrativa | Foto: Marcello Casal Jr./Arquivo/Agência Brasil

Radiodifusão

Portaria que ativa o chip FM em celular é conquista dos ouvintes, diz secretário

Tecnologia por Luciana Peña em 10/05/2021 - 11:54

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor do projeto de lei que levou o debate sobre o tema ao Congresso Nacional, diz que os milhões de ouvintes de rádio serão beneficiados pela decisão do Ministério das Comunicações.

Na sexta-feira passada, durante a Semana Nacional das Comunicações, o ministro das Comunicações Fábio Faria assinou uma portaria que determina que todos os fabricantes de smartphones ativem o chip para ouvir rádio.

O chip vem de fábrica, mas precisa ser ativado para que o consumidor possa ouvir rádio FM sem consumo de dados de internet.

Com a portaria, o ouvinte não vai perder a programação preferida, esteja onde estiver. E a qualquer momento poderá ter informações de trânsito, receber alertas de acidentes, informação sobre o tempo. Dados vitais para o seu dia a dia.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, autor do projeto de Lei que levou este debate ao Congresso Nacional, quando era deputado federal, em 2017, diz que a ativação do Chip pode parecer uma conquista das emissoras de radiodifusão, mas é uma conquista dos milhões de ouvintes brasileiros. [ouça o áudio acima]

A portaria garante que o chip não seja bloqueado na fábrica, sem nenhum custo adicional para a empresa. 90% dos celulares do Brasil têm a função rádio. Mas em boa parte a funcionalidade não estava ativa.

Quer enviar sugestão, comentário, foto ou vídeo para a CBN Maringá? Faça contato pelo WhatsApp (44) 99877 9550

 

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade