Prazo para solicitar recolhimento de lâmpadas encerra em 15 de junho
Imagem ilustrativa/AEN

Recolhimento

Prazo para solicitar recolhimento de lâmpadas encerra em 15 de junho

Meio Ambiente por Carina Bernardino em 30/05/2019 - 09:01

Da Amusep, apenas quatro prefeituras notificaram às empresas. No Paraná, 91 fizeram o pedido.

Até esta semana, 91 prefeituras dos 399 municípios paranaenses fizeram a notificação extrajudicial de recolhimento de lâmpadas fluorescentes estocadas nas cidades. O balanço é da AMP (Associação dos Municípios do Paraná) e o prazo encerra em 15 de junho. O pedido tem que ser feito para a Abilumi (Associação Brasileira de Importadores de Produtos de Iluminação) e a Abilux (Indústria de Iluminação). A decisão foi tomada no dia 30 de abril deste ano, durante reunião do R-20 do Paraná, em Curitiba. Da Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense, apenas Astorga, Marialva, Paiçandu e São Jorge do Ivaí enviaram o documento. A medida integra o sistema denominado de logística reversa, lembra o presidente da Amusep, Fábio Vilhena.

Segundo a Amusep, os prefeitos que deixarem de enviar as notificações correm o risco de serem denunciados pelo Ministério Público do Paraná, porque as lâmpadas fluorescentes têm alto potencial de poluição ambiental. Ou seja, o descarte incorreto pode contaminar o solo e os recursos hídricos. A Amusep disponibiliza aos prefeitos o modelo de notificação elaborado pela AMP.

Respeitamos sua privacidade

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade