Quer fazer contato com o jornalista Diniz Neto, encaminhar uma sugestão? Envie e-mail para oassuntoepolitica@cbnmaringa.com.br ou mande uma mensagem para o WhatsApp da CBN Maringá. O número é (44) 99877 9550
O Assunto é Política
Pré-campanha e primeiras pesquisas para presidente
O Assunto é Política por Diniz Neto em 17/04/2018 - 10:06TEMPO. Faltam 174 dias para 7 de outubro, primeiro turno das eleições de 2018.
NOVOS SECRETÁRIOS DE ESTADO.
Foi confirmado ontem pela manhã o deputado federal Dilceu Sperafico como chefe da Casa Civil do governo do Paraná. A sua posse será nesta quarta-feira, 18 de abril.
O atual presidente da Cohapar, Abelardo Lupion, assumirá a Secretaria de Infraestrutura e Logística.
O diretor de Regularização Fundiária da Cohapar, Nelson Cordeiro Justus, assume a presidência da empresa.
O que se percebe, na formação do governo Cida Borghetti, é um critério político, bem definido.
Ao mesmo tempo, há uma determinação para o atendimento às reivindicações dos prefeitos e da população.
Este viés político, entretanto, não elimina o cuidado com a gestão. O Paraná passou por um ajuste fiscal difícil de ser implementado, que resultou em equilíbrio das contas públicas e na retomada de investimentos importantes para a população.
Ou seja, se o tom é político, há no centro do governo uma base de responsabilidade. Vamos acompanhar.
OPINIÃO – COMÉRCIO AOS DOMINGOS.
Recebi agora cedo, do médico Alexandre Henrique, muito conhecido e respeitado em Maringá, o seguinte e-mail:
O interessante nessa polêmica da abertura dos mercados aos domingos é que a opinião da grande maioria não está sendo levada em consideração! O CONSUMIDOR NÃO ESTÁ SENDO REPRESENTADO!
Tenho visto que a abertura aos domingos facilitou e muito a vida de muita gente, pois é um dia onde não há necessidade de pressa e que permite uma maior participação familiar por ser mais tranquilo para se fazer as compras e passear.
Será um imenso retrocesso se for proibido.
Que os edis analisem e respeitem o desejo da maioria e não a prejudique.
Grato.
Dr Alexandre Henrique
O projeto do vereador Carlos Mariucci volta à pauta nesta quinta-feira, 18 de abril, propondo a regulamentação do comércio aos domingos, em Maringá. A sessão será às 19 horas, permitindo, mais uma vez, a presença de pessoas que apoiam o projeto.
Na sessão em que o projeto foi retirado de pauta poucas pessoas contra o projeto compareceram. Vamos ver o que acontecerá nesta quinta-feira.
O projeto deve voltar ao seu objetivo original, que é impedir o funcionamento das grandes redes de supermercados, aos domingos.
A abertura dos supermercados aos domingos abriu muitas vagas de empregos. Se houver fechamento, tudo indicar que ocorrerão demissões.
As instituições laborais e patronais de Maringá são maduras e desenvolvidas. Deveria caber a elas, em livre negociação, este tipo de decisão.
Entendemos que as razões apresentadas pelo vereador Carlos Mariucci são religiosas. É preciso acompanhar os outros vereadores, para saber qual será o seu voto e a motivação deste voto. Mesmo entre os católicos há um grande número de pessoas que considera importante a liberdade para abertura do comércio aos domingos.
Acredito que a maioria da população é a favor da abertura do comércio aos domingos.
ACORDO PÕE FIM AO ACAMPAMENTO PRÓ-LULA, EM CURITIBA.
ACORDO. Houve acordo ontem entre lideranças do acampamento pró-Lula, perto da Polícia Federal em Curitiba, a Prefeitura e a Secretaria de Segurança Pública.
Até às 18 horas desta terça-feira o acampamento dever ser desmontado. A prefeitura cedeu o Parque do Atuba para os manifestantes.
A contrapartida é que a Prefeitura vai pedir a suspensão da ação que resultou na multa de R$ 500 mil por dia para as entidades que coordenam o acampamento.
DATAFOLHA.
Ontem à tarde falamos sobre a pesquisa publicada no domingo pelo DataFolha, a primeira pesquisa para presidente depois da prisão de Lula. Foram 4.194 entrevistas em 227 municípios, entre os dias 11 e 13 de abril.
Lula, incluído como candidato na pesquisa, continuou com cerca de 30% dos votos.
Na pesquisa anterior Lula aparecia com 37% dos votos.
Em segundo lugar, Bolsonaro obteve em média com 15%, nos vários cenários da pesquisa.
Na pesquisa anterior, no seu melhor cenário, ele ficou com 18%.
Se Lula não for candidato, o que é uma tendência hoje, Bolsonaro sobe para 17%, Marina Silva vai a 15%.
Ciro Gomes oscila de 5 a 9%.
Quando incluído, Joaquim Barbosa tem, em média, 9%.
Alvaro Dias oscilou, nesta pesquisa, no seu melhor cenário, com 5%.
Endereço da pesquisa: https://goo.gl/9pkwZ8
Não avaliei ontem o seguinte: na pesquisa espontânea, Lula caiu de 17% para 13%.
Bolsonaro se manteve com 11%.
46% não sabem em que votar.
21% declararam que vão votar em branco ou nulo.
É o que temos falado sempre: Ainda falta muita coisa para as definições relacionadas às eleições deste ano. Mas as semanas estão passando rapidamente. Já estamos na segunda quinzena de abril.
PRÉ-CAMPANHA.
Ratinho Junior esteve em Paranavaí onde visitou o Centro de Convivência do Idoso do Instituto Maurício Guellen, construído com recursos privados.
O Centro tem capacidade para atender 600 idosos por dia.
Filiado ao PV, desde 2011, Maurício Guellen é o atual presidente do PV Paranavaí e pré-candidato a deputado estadual.
Uma tendência, que já mencionamos aqui: o Partido Verde indicava uma coligação com Osmar Dias. Mas se afastou, por diversos motivos, e se aproximou de Ratinho Junior.
MARINGÁ CLUBE.
Rodrigo Vito Bertocco foi reeleito presidente do Maringá Clube, no domingo. A eleição teve chapa única, um reconhecimento ao trabalho realizado na gestão 2016/2018.
MUNICÍPIOS
CIRURGIAS. A Prefeitura de Marialva zerou a fila de pacientes que esperavam por uma cirurgia de Catarata. Foram 119 cirurgias, realizadas via SUS, de janeiro e fevereiro deste ano.
MULTA. A Prefeitura de Marialva disponibilizou local para descarte de móveis. Moradores que fizerem descartes irregulares serão multados.
AGASALHO. A Secretaria de Assistência Social de Mandaguari está abrindo esta semana a Campanha do Agasalho 2018, que arrecadará cobertores, edredons e agasalhos até o dia 16 de maio em vários postos espalhados pela cidade.
A distribuição das doações acontecerá nos dias 23 e 24 de maio, das 8h00 às 16h00 (sem intervalo) e no dia 25 de maio, das 8h00 às 15h00 (sem intervalo), no Salão Paroquial Bom Pastor.
Notícias da mesma editoria
O Assunto é Política
Plano de governo de Evandro foca em propostas para os bairros de Maringá
O Assunto é Política
Orçamento municipal frente às propostas 'benéficas' de Scabora
O Assunto é Política
Quais fatores o eleitor leva em consideração na hora de decidir o voto?
Respeitamos sua privacidade
Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Conheça nossa Política de Privacidade